Será que esse relacionamento que estou vivendo vale mesmo a pena? Ele tem chances de continuar no futuro ou é melhor encarar logo o término? Tentando respoder a essas dúvidas, pesquisadores da Universidade de Utah, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, ouviram grupos de pessoas que estavam namorando ou eram casadas para descobrir quais são os motivos que as fazem ficar indecisas sobre terminar ou não o relacionamento e o que as motivava a seguir em frente.

Leia também: Droga do amor? Conheça a pílula que promete manter os relacionamentos

Será que o relacionamento chegou ao fim? Veja o que seria motivo para um término, de acordo com pesquisa
shutterstock
Será que o relacionamento chegou ao fim? Veja o que seria motivo para um término, de acordo com pesquisa

O resultado foi uma lista de 27 razões para continuar uma relação e 23 motivos para terminá-la. Entre os motivos para continuar estavam a intimidade emocional, o investimento e o senso de obrigação, enquanto que no topo da lista para o término  apareceram problemas com a personalidade do parceiro, atitudes que quebraram a confiança e o afastamento do parceiro.

A principal diferença dos resultados foi notada quando os entrevistados responderam quais os motivos que os faziam continuar o relacionamento. Os que estavam namorando disseram que eram motivados por razões mais positivas, como aspectos que eles gostam na personalidade de seus parceiro, intimidade emocional e prazer da relação. Já os que estavam casados deram motivos como o tempo de investimento na relação, a responsabilidade pela família, a incerteza do futuro e questões de logística.

Leia também: 5 atitudes para acabar com o tédio no relacionamento 

Para Samantha Joel, uma das pesquisadoras da universidade norte-americana, o que o mais surpreendeu no resultado foi ver como as pessoas ficavam desgastadas ao decidir terminar. "Você pode olhar para um relacionamento de fora e dizer ‘vocês têm problemas realmente impossíveis de resolver, vocês devem terminar’. Mas, vendo de dentro, é uma coisa realmente complicada de fazer”, disse ela ao "Daily Mail". “Parece que quanto mais tempo você esteve em um relacionamento, mais difícil é terminar".

Amizade com o ex

Para quem deseja terminar o relacionamento amoroso, mas não quer deixar de conviver com a pessoa, uma das possibilidades é manter uma amizade com o ex. Um encontro anual realizado pela American Psychological Association's apresentou um estudo que diz que pode ser bom manter uma amizade, dependendo do motivo.

Leia também: Confira 7 coisas que você deve evitar em um aplicativo de relacionamentos

Um deles é a segurança passada pelo ex. Isso pode significar que uma pessoa permanece amiga de um ex após o término porque ele ou ela não quer perder seu apoio emocional, conselho ou confiança. O amor pode ter acabado, mas a boa relação pode ser mantida. Será?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!