Você já deve ter ouvido falar que mulheres procuram parceiros que se assemelhem aos próprios pais enquanto homens procuram parceiras que lembram as mães, certo? De acordo com um estudo recente publicado no periódico científico “Evolution and Human Behaviour Journal”, porém, é possível que elas também sintam mais atração por homens que se pareçam com os irmãos.

Leia também: Estudos afirmam que cheiros e vozes podem influenciar na atração física

De acordo com o estudo, mulheres sentem mais atração por homens que se assemelham aos próprios irmãos
Shutterstock
De acordo com o estudo, mulheres sentem mais atração por homens que se assemelham aos próprios irmãos

Para medir essa tendência de atração , foram selecionadas fotos de irmãos e parceiros (todos do sexo masculino) de voluntárias anônimas e de figuras públicas em geral. As pessoas que participaram da pesquisa então analisaram as semelhanças entre os homens das fotos sem conhecê-las; elas receberam papéis em que havia a foto do irmão de uma mulher e as fotos de outros quatro homens (três aleatórias e uma do verdadeiro parceiro daquela mulher) para que escolhessem o indivíduo que mais se parecia com o irmão.

Leia também: Está apaixonada? Internautas ensinam a identificar se sentimento é verdadeiro

Resultado

A partir da análise das respostas, os pesquisadores afirmam ter encontrado evidências claras de similaridade entre os irmãos das mulheres e os parceiros delas. Em termos de probabilidade, as chances de uma pessoa acertar quem era o parceiro real da mulher nos testes era de 25%, mas, ao fim do estudo, a porcentagem foi maior e os acertos ficaram em 27%.

“Nossas descobertas não foram uma regra para todas as mulheres, mas descobrimos que, em níveis acima das chances, parceiros realmente têm algumas semelhanças com os irmãos das mulheres”, afirma uma das autoras do estudo, Tamsin Saxton, ao veículo “The Independent”. Segundo ela, a motivação de fazer uma pesquisa nessa área surgiu após outros estudos indicarem que as pessoas escolhem parceiros que se parecem com os pais.

Leia também: Mulheres ficam mais atraídas quando eles comem frutas e vegetais, diz estudo

Por que isso acontece?

Sentir atração por pessoas que se parecem fisicamente com o próprio pai ou irmão pode até parecer estranho, mas há motivos psicológicos que tornam esse comportamento bastante normal. De acordo com Michael Zanchet, psicólogo do Kurotel (Centro Médico e Spa de Longevidade de Gramado - RS), consultado pelo Delas, isso acontece porque as primeiras regras e ideais de construções afetivas que as pessoas internalizam vêm justamente da família. "Se essa figura for alguém de vinculo presente na vida daquela pessoa, então é possível transferir inconscientemente traços de personalidade e características para o cônjuge ou parceiro escolhido", afirma Zanchet.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!