É claro que muitas vezes o cansaço não passa de uma desculpa para evitar o sexo sem magoar o parceiro ou a parceira, mas conforme conta a professora de psicologia da Universidade da Florida Laurie Mintz à “CNN”, a fadiga é a razão número um pela qual mulheres perdem o desejo sexual . É claro que dormir bem é essencial, mas de acordo com um estudo da North American Menopause Society, o sono e o sexo estão mais ligados do que se imaginava.

Leia também: Confira sete benefícios que fazer sexo traz à saúde e ao bem-estar

Ao mesmo tempo em que dormir bem faz bem para a vida sexual, ter relações frequentemente faz bem ao sono
Shutterstock
Ao mesmo tempo em que dormir bem faz bem para a vida sexual, ter relações frequentemente faz bem ao sono



O estudo foi feito com base em dados de mais de 93 mil mulheres que têm entre 50 e 79 anos e, de acordo com os resultados, mulheres com essa idade – que costuma estar relacionada ao início da menopausa, processo de diminuição na produção de hormônios – que têm dificuldades em dormir bem também têm menos chances de ter uma vida sexual ativa.

Leia também: Efeitos bons do sexo podem durar por dois dias e mantêm a relação firme

De acordo com o estudo, o mesmo vale para homens que sofrem com distúrbios de sono como ronco ou outras dificuldades para respirar. Quanto mais problemas eles têm em pegar no sono, mais sofrem com a queda no interesse por sexo.

A pesquisa também traz dados mais precisos a respeito da ligação entre o sono e a vida sexual ; de acordo com dados de pessoas mais jovens, cada hora de sono corresponde a um aumento no desejo por sexo. Outra estimativa que os pesquisadores fizeram a partir dos resultados é a de que uma noite de sono sem interrupções aumenta em 14% as chances de a pessoa fazer sexo.

Leia também: Fazer sexo é cada vez menos frequente para americanos, aponta estudo

Sono cura a vida sexual ou o sexo cura o sono?

De acordo com os pesquisadores, além de muitas pessoas enfrentarem queda no desejo sexual por não terem boas noites de sono ou sofrerem de insônia, o inverso também é verdadeiro e ter uma vida sexual inativa pode prejudicar o ato de dormir bem, criando um ciclo vicioso e promovendo irritabilidade. “ Sexo ajuda o corpo a relaxar com a liberação de oxitocina após o orgasmo, que reduz os níveis dos hormônios do estresse", afirma Laurie.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!