Laerte, Adão Iturrusgarai e João Montanaro, entre outros craques do desenho, representam com originalidade a fantasia de fazer sexo com várias pessoas


“Orgia sexual de que participam várias pessoas”. É assim que o dicionário Michaelis define uma suruba e é disso que trata um inusitada publicação que acaba de ser lançada pela editora Bebel Books. “Suruba Para Colorir” reúne um time de cartunistas craques brasileiros, em nomes como Laerte, Adão Iturrusgarai e João Montanaro, para desenhar essa fantasia sexual que mexe com a cabeça de muita gente. 

Participando do projeto com um texto curto, o escritor Xico Sá revela a etimologia da palavra suruba. Segundo ele, o termo descende do tupi, definindo originalmente um “um tronco desgastado pelo uso exagerado”.

Na introdução do livro, a editora Bebel Abreu faz outra revelação, dizendo que teve a ideia de fazer a publicação numa noite quente no bairro carioca da Lapa. “Um monte de desenhos de surubas deliciosas, educativas, recreativas e estranhas esperando você para ganhar cor e vida”, escreve Bebel, explicando a proposta do trabalho que concebeu e editou.

Desenho de Ale Kalko
Divulgação
Desenho de Ale Kalko

Ricos em detalhes, os desenhos em preto e branco da publicação desafiam a atenção de quem pega nos lápis de cor para colori-los. Delirante e originais, os cartoons do livro vêm em dois volumes, que custam R$ 30 cada um. Por R$ 90, dá para comprar as duas edições mais uma caixa de giz de cera.

“Suruba Para Colorir” pode ser comprado no site da editora: bebelbooks.iluria.com.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.