Ser individualista, evitar contato com a família ou usar desculpas externas ao relacionamento podem indicar que ele não quer ou não está pronto para o compromisso. Entenda

Indecisão: é preciso diferenciar insegurança e imaturidade de falta de vontade de assumir um compromisso mais sério
Thinkstock/Getty Images
Indecisão: é preciso diferenciar insegurança e imaturidade de falta de vontade de assumir um compromisso mais sério

Observar as atitudes (e não apenas as palavras), ter confiança na própria intuição e não ter medo de assumir quando um relacionamento não vai bem são atitudes importantes para perceber se o namorado (ou noivo) está realmente disposto a casar.

"Não é porque você quer que (o casamento) vai dar certo. As pessoas são voláteis, mudam de opinião. Se o homem está complicando a vida da gente, se está sendo muito difícil, alguma coisa anda muito errada", explica ao Delas a psicóloga e terapeuta sexual Luciane Secco.

"Se as evidências mostrarem que você é uma coadjuvante na vida dele, que é apenas uma boa companhia para os momentos em que não há nada mais importante para fazer, você já terá esperado demais. E insistir, esperando que ele mude, pode não ser a decisão mais acertada", aconselha o psicanalista Antonio Belamoglie.

Um dos sinais importantes para avaliar se há vontade de casar é verificar se a relação tem a mesma relevância para ambos.

"Preste atenção se ele envolve você nos eventos importantes da vida dele, se introduziu você efetivamente no convívio com os pais, se as atitudes e decisões estão direcionadas a uma vida a dois", completa o especialista.

Insegurança ou desinteresse?

Apesar dos possíveis sinais de falta de comprometimento, é preciso observar se as negativas têm origem em insegurança ou imaturidade. Os homens, em geral, amadurecem mais tarde do que as mulheres para essas questões.

"É preciso que a mulher tenha em mente que ele vai demorar mais do que ela para chegar ao mesmo nível de maturidade. O que ela já almeja, ele vai querer apenas um pouco mais adiante", completa o psicanalista.

Leia mais: Quando chega a hora de colocar a relação no papel

A grande questão, apontam os especialistas, é saber diferenciar um homem inseguro, mas com boas intenções, de um que está realmente tentando se esquivar de compromisso.

"A mulher deve estar atenta às atitudes do seu parceiro para entender se haverá futuro no relacionamento. Se os sinais são de que vocês se completam, esperar um pouco mais não é um problema. Se os sinais são de que você está investindo seu tempo numa relação sem futuro, não espere mais", adverte o psicanalista.

Veja a seguir alguns sinais de que ele não está tão a fim assim de se casar, pelo menos não com você. Fique atenta se ele:

1. Insistir que o casamento só pode ocorrer quando ele mudar de emprego ou for promovido. Essa justificativa pode valer por algum tempo, mas não pode durar muito.

2. Não fizer muita questão de envolver você com a família dele. Isso pode sinalizar que talvez não haja interesse da parte dele em levar o relacionamento a um estágio mais sério.

3. Evitar o contato dos filhos dele com você, alegando que as crianças não estão preparadas para o novo casamento.

Discussão: brigas rotineiras não devem ser motivo para fugir do compromisso
Thinkstock/Getty Images
Discussão: brigas rotineiras não devem ser motivo para fugir do compromisso

4. Nunca falar com os amigos sobre vocês juntos no futuro. Isso pode indicar que a relação é provisória e que ele prefere não se desgastar dando explicações sobre um possível rompimento.

5.  For individualista. Diferente de preservar a individualidade, necessária às duas partes da relação, o homem individualista não inclui a parceira em seus projetos e conquistas.

6. Sempre posterga o casamento colocando a culpa em situações do dia a dia. "Mesmo quando há insatisfação com o outro, quando uma pessoa gosta e quer se comprometer, ela não se afasta", diz Luciane.

7. Vive dizendo que não casa porque falta dinheiro. Um problema financeiro grave é motivo para adiar o casamento, mas é preciso avaliar se isso não é mera desculpa. 8. Nunca prioriza você. O que mesmo você ainda está fazendo ao lado de um homem como esse?

>>> Curta a página do Delas no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

Leia mais no Delas

    Leia tudo sobre: amor
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.