Criar uma vitrine virtual com fotos antigas e versão fantasiosa da vida pode preparar uma armadilha no primeiro encontro

Se a busca por um companheiro não prosperou no mundo real, a internet pode oferecer um ambiente mais democrático para encontrar o amor. Surge então o primeiro desafio: como é possível montar um perfil interessante e atraente, mas que não seja fantasioso? Conheça os sete erros mais comuns e saiba como evitá-los no mundo virtual.

Leia também: Conheci alguém na internet, como saber se não estou sendo enganado?

A liberdade do ambiente online pode ser a salvação para as pessoas tímidas, que têm dificuldade para agir naturalmente diante do pretendente. No entanto, criar uma vitrine virtual sem pitadas de bom-senso pode ser como construir a própria armadilha.

“Quando analiso um perfil, vejo as fotos e leio aspectos não deixo de construir uma expectativa. É arriscado porque vejo algo fora da dinâmica, que pode ser quebrada no primeiro encontro. A grande armadilha é essa: virar uma frustração”, conta o terapeuta comportamental Carlos Esteves.

Perfil online: ser sincero pode até não ser um bom apelo, mas evita muitas decepções
Thinkstock/Getty Images
Perfil online: ser sincero pode até não ser um bom apelo, mas evita muitas decepções

Idade, estado civil e experiências são as áreas mais maquiadas em sites de relacionamento. Para Margareth Signorelli, coach de relacionamentos, o principal equívoco é acreditar que existe demanda e modelo perfeito definidos.

“As pessoas mentem em áreas que não deram certo em relacionamentos antigos. Muitos encaram o perfil como um reflexo do que gostariam ser. Mas é apenas uma ilusão”, diz ela.

Acreditar que existem candidatos com diferentes gostos e personalidades pode ser a saída para apostar na sinceridade.

“O amor é inexplicável e não exige uma receita. Quanto mais verdadeira a pessoa for, maiores são as chances de encontrar o par ideal”, garante a psicóloga e consultora comportamental do site de relacionamentos Par Perfeito, Rosana Braga.

Saiba a seguir quais são os erros mais comuns ao preencher um perfil na web:

- Mentir e deixar a realidade mais colorida

Fazer uma propaganda positiva não é crime, mas tem limites. Usar fotos falsas, mentir a idade, criar experiências mais interessantes e até omitir um divórcio pode ser a perfeita receita para o desastre. A verdade vai aparecer já no primeiro encontro e, com isso, se perde a chance de conhecer melhor um candidato interessante. Escolher dizer a verdade só aumenta as chances de encontrar alguém sincero e interessado na sua vida real.

- Usar fotos antigas

Especialistas em sites de relacionamento concordam que perfis com fotos são 15 vezes mais vistos e eficientes. Escolher uma imagem que valorize pode ser desafiador, mas dê preferência para fotos atuais e não tenha medo de mostrar como você realmente é. Um registro antigo pode causar maior desconforto no primeiro encontro ou até desestimular o pretendente. Leia dicas para sair linda em fotos caseiras .

- Pisar na bola com o português

Cuidado com as falhas no português e gramática. Cometer erros gramaticais e ortográficos pode dificultar a leitura e tornar o perfil menos interessante. O ideal é revisar a mensagem que acabou de escrever antes de enviá-la e consultar o dicionário em caso de dúvidas. Leia dicas de como escrever bem .

- Usar frases de efeito e citação de autores famosos

Procure falar sobre você no perfil com um texto original e criativo. Usar frases prontas ou extraídas de livros famosos pode ser perigoso, pois nem sempre o outro interpreta um texto da mesma forma. Um dica também é evitar o uso de abreviaturas. Não são todos que entendem o significado e o uso excessivo também pode ser mal-interpretado. 

- Deixar o perfil abandonado

Mantenha o perfil sempre atualizado. Contas sem movimentação dão a impressão de estarem esquecidas, abandonadas. Por isso, é interessante que você sempre adicione algo ao perfil para mostrar que continua buscando o parceiro ideal. 

- Descrições sérias e sem um toque de humor

Além de ter uma descrição com um português claro, procure usar toques de bom humor. Profissionais de sites de relacionamento citam que um perfil sério demais não é tão efetivo como uma conta simpática e bem-humorada. Palavras e pensamentos positivos também podem ser um diferencial. 

- Montar o perfil rápido demais

Muitos cometem o erro de escrever o perfil diretamente no site de namoros. Segundo os especialistas, o melhor caminho é fazer um rascunho no papel ou no próprio computador. Anote tudo sem correr e pense nas informações que escolheu para o perfil por pelo menos um dia. O período de reflexão servirá para corrigir os possíveis erros e excessos. 

++ VEJA MAIS: Confira a seguir os perfis mais insuportáveis do Facebook:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.