Romance erótico, que aborda a submissão e o sadomasoquismo, aumentou em até 200% a procura por itens como 'bolinhas tailandesas'

BBC

O sucesso estrondoso da trilogia erótica “Fifty Shades of Grey” - cuja a primeira edição chega ao Brasil no dia 1º de agosto, sob o título “Cinquenta Tons de Cinza”, pela editora Intrínseca - causou um boom nas vendas em sex shops da Grã-Bretanha.

Sex shops ficaram mais movimentados depois do sucesso do livro  “Cinquenta Tons de Cinza”
Thinkstock Photos
Sex shops ficaram mais movimentados depois do sucesso do livro “Cinquenta Tons de Cinza”

Alguns itens citados na ficção erótica, escrita pela britânica Erika James, chegaram a um aumento de 200% nas vendas.

A trama gira em torno do relacionamento romântico e picante entre o magnata Christian Grey e uma estagiária de sua empresa, Anastasia Steele. A narrativa inclui momentos de submissão e sadomasoquismo, detalhando o uso de diversos acessórios eróticos.

Leia também: Romance erótico que incendiou a imaginação das americanas chega ao Brasil

O livro e suas duas continuações estão no topo da lista britânica do mais vendidos há semanas, superando as aventuras do bruxo Harry Potter, inclusive. "Cinquenta Tons de Cinza é a publicação mais vendida em um curto espaço de tempo na Grã-Bretanha.

Em todo o mundo, as vendas alcançaram 31 milhões de cópias e a obra foi traduzida para 31 países. Ele tem conquistado legiões. de leitores, mulheres em particular.

Bolinhas tailandesas

Esse sucesso teve um reflexo imediato sobre as vendas em sex shops, causando uma expansão do mercado de brinquedos e objetos eróticos.

Uma das maiores cadeias de sex shops da Grã-Bretanha, a Ann Summers, vive o melhor momento de vendas da história da loja, que existe desde 1970.

A diretora executiva da empresa, Jackeline Gold, confirma que o bom desempenho está ligado ao bestseller: "Literatura erótica foi popularizada e eu espero que mais escritores iniciantes possam impressionar as massas com textos sensuais. Eu bato palmas para Erika James e outros autores pela introdução de romances sensuais nas prateleiras de supermercados".

O último aumento significativo nas vendas tinha sido com a série de TV “Sex and The City”, mas nada comparado ao momento atual. A loja incorporou o livro à sua estratégia de marketing e criou uma seção “Cinquenta Tons de Cinza” no site, onde é possível encontrar os acessórios citados na publicação, como chicote, algemas, vendas e cordas, entre outros.

Nesta febre, o item mais procurado são as jiggle balls, conhecidas no Brasil como "bolas tailandesas", que tiveram um crescimento de vendas de 200%.

Itens eróticos citados no livro, como as bolinhas tailandesas, tiveram suas vendas aumentadas
Amana Salles/Fotoarena
Itens eróticos citados no livro, como as bolinhas tailandesas, tiveram suas vendas aumentadas

Funcionários de diferentes sex shops em Londres contam que é possível reconhecer os clientes trazidos pelo livro, por conta dos termos usados.

Muitos deles mencionam os nomes de acessórios citados na publicação, que antes haviam praticamente caído em desuso.

Em entrevista a BBC, a autora do livro, Erika James, conta que recebeu muitos e-mails de mulheres dizendo que seus maridos também estão muito agradecidos.

“Estou completamente surpresa pela reação a estes livros”, conta a escritora.

O livro "Cinquenta Tons de Cinza" já está à venda no Brasil, publicado pela editora Intrínseca.

Mais de Amor e Sexo: 

69 posições sexuais
Boas compras no sex shop
Cinco atitudes das mulheres boas de cama
As delícias do sexo oral para homens e mulheres
Vendas em sex shops britânicas disparam com o sucesso de livro erótico

>>> Assine a  Newsletter , curta nossa página no  Facebook  e siga o @Delas no  Twitter  <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.