Filhos, trabalho, casa e, claro, você. Cuidar de tudo isso exige empenho e muita força de vontade. A alimentação diária pode ser uma grande aliada, se você conhecer algumas dicas especiais

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TPM: menos cafeína
O período já é chato, então, melhor ficar de olho no que come para não piorar. Evite consumir alimentos carregados em cafeína. Controlar a ingestão de sódio também é fundamental nesse período, pois há uma propensão à retenção de líquidos, explica a nutricionista Ana Paula Gonçalves.

Portanto, nada de se entupir de cafezinho durante o horário de trabalho, tomar refrigerantes à base de cola, chá preto e nem o querido chocolate. Salgadinhos de pacote e alimentos lotados de temperos industrializados, nem pensar! Isso vai evitar aquele inchaço horrível e te deixar muito mais bonita.

Dica: O site S/TPM , da chef Rita Lobo, tem diversas dicas e receitas que ajudam a amenizar os sintomas da TPM e que deixam você muito mais disposta e de bom humor.

Abaixo a anemia
As mulheres têm mais tendência à anemia, por conta da perda de sangue mensal na menstruação, explica a nutricionista Camila Zago, do Hospital e Maternidade São Camilo. Por isso, alimentos carregados em ferro e ácido fólico são essenciais.

Dica: Na hora de escolher qual folha vai para a sua salada, prefira as escuras, como o espinafre. E não fuja da carne vermelha: ela tem o dobro de nutrientes que a carne de aves e pode dar um up incrível no período de menstruação, afinal, a falta de ferro costuma deixar qualquer mulher sem pique.

Por um bom funcionamento intestinal
Se você pode optar por produtos integrais e cheios de fibras, não pense duas vezes. As fibras insolúveis funcionam como uma vassourinha no intestino e limpam todo o caminho. No lanchinho da tarde, abuse das barrinhas e troque aquelas bolachinhas de pacotinhos individuais por frutas frescas ou cookies integrais (no supermercado você encontra diversos sabores, lá na seção de produtos naturais).

Dica: Para que as fibras funcionem corretamente, você precisa caprichar na ingestão diária de água. Então, na mesa do trabalho, eleja como companheira uma garrafinha de água.

Um chocolatinho pode?
Não precisa cortar drasticamente o chocolate da sua vida. Mas passar o dia todo beliscando aquela barra enorme já é exagero.

Dica: Para satisfazer a vontade de doces, consuma frutas secas como damascos, figos e banana passa. Não dá o mesmo prazer, mas o corpo agradece depois.

Para o período fértil e menopausa
Derivados da soja podem ajudar a normalizar os níveis de estrógeno, que bagunça a vida de mulheres durante o período fértil e, sobretudo, após a menopausa, afirmam as nutricionistas da RGNutri . Para colocar ordem na casa, inclua alimentos dessa categoria todos os dias em alguma refeição.

Dica: Se você odeia soja em grão, proteína texturizada de soja ou acha tofu super sem graça, tente trocar o suquinho do dia por aquelas bebidas com sabores diversos à base de leite de soja.

Mulheres e bebidas
Ninguém quer ficar com aquela barriguinha extra e acordar sempre inchada por ter bebido demais. Mas não dá pra cortar da sua vida a boa e velha cervejinha com as amigas. Nesses encontros, não precisa exagerar nas doses e beber até cair. Bebidas alcoólicas são super calóricas e não são fonte de nutrientes.

Dica: Depois de alguns chopinhos, comece a beber bastante água. Ajuda na ressaca e faz você lembrar direitinho o que aconteceu no dia seguinte. E já sabe: se beber demais é bom voltar de taxi!

Correria na hora do almoço
Nem sempre dá pra comer direitinho no meio da correria do trabalho. Aquela horinha de almoço muitas vezes se transforma em apenas 20 minutos. Quando não tiver tempo para uma refeição completa, um lanche saudável pode ser a opção, como um sanduíche em que tenha uma hortaliça, um queijo magro ou pasta de ricota ou uma carne magra. Alguns exemplos: pão ciabatta, pesto de rúcula, tomate fresco e frango grelhado, indica Ana Paula.

Dica: Uma saladinha completa também é uma excelente opção. O prato do self-service pode muito bem ser substituído por uma generosa porção de alface americana, batatas cozida, salmão grelhado e um molhinho de alecrim. E não se esqueça: evite permanecer em jejum por mais de 4 horas!

Para levar na bolsa
Carregue sempre com você uma fruta fresca ou porçõezinhas de frutas secas e barras de cereal. Se no seu trabalho há a opção de armazenar produtos em locais refrigerados, tenha sempre um iogurte desnatado para tomar nos intervalos de descanso.

Dica: Combine com as amigas para revezar quem vai levar o lanchinho do dia. Assim todo mundo come bem e você não corre o risco de ter que trocar a comida saudável por um salgado gorduroso na padaria da esquina.

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