Reconhecido por proporcionar bem-estar físico, como maior flexibilidade, ganho de força, aumento da resistência muscular e alívio de dores, o Yoga também promove outros benefícios para quem o pratica. De acordo com especialistas da área, é possível observar melhorias na saúde mental, através do autoconhecimento e maior controle das emoções.
O Yoga é uma prática milenar, com mais de cinco mil anos de existência, que teve sua origem na Índia. Desde a sua concepção, a prática foi relacionada ao equilíbrio entre corpo, mente e alma, como mostra a etimologia da palavra.
O termo “yoga” é derivado de yuj, que significa união no sânscrito, antigo dialeto usado em regiões da Índia. A ideia de união se expressa através do estímulo à conexão consigo mesmo, sendo capaz de promover um profundo autoconhecimento.
Dessa forma, os benefícios que a atividade proporciona vão muito além do bem-estar físico, estendendo-se para a mente e o emocional. De acordo com o professor de Yoga, Leandro Castelo Branco, os ganhos físicos são benefícios secundários. “O que meus mestres sempre me ensinaram, que gosto de passar à frente, é que o maior poder do Yoga a gente vê agir fora do tapetinho”, analisa, refletindo que o bom condicionamento físico se estende ao mental e pode influenciar positivamente as emoções.
Assim, é realizado um movimento interno, que busca a consciência sobre a sua própria natureza. Essa movimentação é compreendida como autoconhecimento, capaz de trazer um novo olhar sobre a própria essência, propiciando novas descobertas e visões de mundo.
Compreendendo os benefícios físicos, emocionais e mentais do Yoga, a atividade passou a ser vista como tratamento de saúde, sendo recomendada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde 2017.
Como começar a praticar o Yoga
Para iniciar a prática do Yoga, o primeiro passo é pesquisar sobre o assunto a fim de buscar uma conexão profunda com os princípios, a filosofia e os benefícios que a atividade pode oferecer.
Em seguida, é preciso analisar a disponibilidade de horários e as ofertas de aulas. É aconselhável optar por locais próximos à residência ou ao trabalho para garantir a assiduidade e os resultados esperados.
A prática de Yoga tornou-se popular no Brasil, sendo possível encontrar aulas nos grandes centros urbanos e, também, nas cidades do interior. Para aqueles que têm interesse em aprofundar os conhecimentos, a prática pode tornar-se uma oportunidade de carreira profissional.
Autodescoberta é comum a todas as linhas
Há diferentes vertentes do Yoga. Algumas mantêm o foco nos exercícios de respiração, outras concentram-se mais na postura. Mas, independente das diferenças, todas são fundamentadas nos oito pilares da prática.
O primeiro deles é Yama, ligado à ética e às condutas morais. Os outros são Níyama (autodisciplina), Asanas (postura), Pranayama (respiração), Pratyahara (abstração dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e Samadhí (percepção direta da natureza do Eu).
O conjunto desses princípios contribui para o objetivo de conectar corpo, mente e espírito. Assim, são trabalhadas formas de se alcançar uma profunda concentração, quando é possível mergulhar no autoconhecimento, explorar a autoconfiança e promover a harmonia, tanto física, quanto mental. Entre as principais modalidades de Yoga estão Hatha, Ashtanga, Power, Vinyasa e Raja.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!