Por uma vida mais leve, alegre e produtiva
FreePik
Por uma vida mais leve, alegre e produtiva

A busca por encontrar caminhos para uma vida com mais leveza e eficiência, dentro de um contexto quase caótico que nós, seres humanos, compartilhamos, é de fundamental importância para a sustentabilidade das vidas individuais, das estruturas familiares, sociais e da perenidade do planeta.

Viver em um ciclo contínuo de sofrimento, dor, descontentamento e desesperança passa, em boa medida, por prioridades que determinamos em nossas vidas. Mudando o ranking de importância dos próprios valores, alteramos o padrão de ações e, como consequência, colhemos os frutos de uma nova forma de viver. É preciso assumir a responsabilidade sobre como e o que estamos construindo a partir da maneira predominante de conduzir nosso dia a dia.

O propósito é que as pessoas, ao lerem o livro “12 compromissos para uma vida mais leve, alegre e produtiva”, possam descobrir, a partir das próprias reflexões, efetivas práticas que permitam lidar com a própria vida de forma mais singela e inteligente.

Algumas sugestões iniciais podem ser incorporadas no cotidiano para que a leveza e a alegria passem a ser predominantes.

1)    Uma primeira dica está relacionada à forma como enxergamos as coisas que acontecem na nossa vida. Especialmente quando enfrentamos alguma dificuldade ou dissabor. O problema fica muito maior em nossa mente por conta de como encaramos determinadas situações. Perceber as ocorrências negativas com mais leveza e tranquilidade, nos dará mais discernimento para escolher os melhores caminhos e solucionar as coisas de forma muito mais econômica.

2)    Isso também passa por entender que as derrotas, por mais entristecedoras que sejam, nos ensinam muito. Depois de viver momentos ou situações frustrantes, aprendemos algumas lições que vão nos deixar muito melhor preparados para os próximos desafios. As vitórias, apesar de nos alegrar, não são as melhores professoras; em geral, aprendemos pouco, depois delas. Por outro lado, quando sofremos os reveses, podemos evoluir e nos tornar muito mais sábios para seguir em frente com muito mais leveza.

3)    Aprender a envelhecer também é fundamental. Somos bombardeados por propagandas que nos fazem entender que o envelhecimento é negativo. Algo que é perfeitamente natural e bonito, tem sido tratado como prejudicial. Com isso, os seres humanos (especialmente as mulheres) são sobrecarregados com o dever de seguirem jovens por toda a vida. À medida que entendemos que esse objetivo é completamente ilusório e despropositado, seguimos com muito mais alegria e gratidão vendo a vida seguindo em frente, e nos tornando, felizmente, mais velhos e melhores.

4)    Perdoar é outro compromisso decisivo para uma vida mais leve, alegre e produtiva. A pessoa que sente e guarda raiva ou ressentimento, tem um dia a dia profundamente desgastante. Acorda e dorme cansada, carregando um peso enorme que poderia perfeitamente ser deixado de lado. Leveza exige o compromisso de perdoar. Para isso não precisamos concordar com o que causou a mágoa. Apenas precisamos nos libertar do peso do ressentimento com a(s) pessoa(s) que geraram a situação, para seguirmos com a condição mental em sua melhor forma.

5)    É preciso também estar presente. As pessoas têm sofrido enormemente porque ficam perdidas no passado e no futuro. Não se concentram nas atividades que precisam ser feitas, enquanto o pensamento fica remoendo arrependimentos antigos ou fica com medo dos possíveis acontecimentos futuros, se esquecendo de agir no “agora” para colher os melhores frutos no período que tem pela frente. Essa divagação compromete a saúde mental. Ansiedade e depressão estão entre as consequências da dificuldade em se viver o presente. Por outro lado, quanto maior a capacidade de se concentrar nas atividades do agora, mais alegria, leveza e produtividade teremos.

6)    E para ter a convicção de que estamos efetivamente trabalhando por uma vida mais leve, alegre e produtiva, é preciso focar no fortalecimento dos nossos relacionamentos. Especialmente junto às pessoas mais próximas. Relacionamentos de boa qualidade com os familiares e com amigos, têm impacto direto nos níveis de satisfação e felicidade. Mas é bom que se diga que o fortalecimento das relações de confiança com as pessoas, depende do cuidado que temos com o que é importante para as outras pessoas. Comportamentos egoístas e autocentrados, além de não fortalecerem os relacionamentos, são capazes de trazer ainda mais desgaste, desarmonia e insatisfação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!