Recentemente, a influenciadora e youtuber Viih Tube postou um relato em seu
Instagram sobre as dificuldades enfrentadas durante a amamentação. Ela deu à luz à sua primogênita Lua di Felice no dia 09 de abril, fruto de seu relacionamento com o ex- BBB Eliezer. Um dos desafios relatados pela jovem foi ver a filha perdendo peso e a rotina adotada para aumentar sua produção de leite materno, que levou a influenciadora a utilizar bombas, sondas, chás e até shots.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Diante das receitas caseiras abordadas pela YouTuber, consultora em amamentação, Ana Carolina Ferreira, explica que não existe fórmula mágica não fazem o corpo produzir mais leite e que o segredo está em um conjunto de estratégias que envolvem principalmente a rotina de ordenha adequada.
De acordo com a especialista, quando uma mãe está sem conseguir produzir leite
para seu filho e o vê perdendo peso, com fome e chorando, ela certamente vai
recorrer às pílulas mágicas, em meio ao desespero, sejam chás, remédios e até a
sonda. No entanto, Ana Carolina explica que não existe atalho nesse quesito.
“Muitas mães dizem que tomaram chás e que funcionou. Mas na verdade, isso acontece porque essa mulher estava mais hidratada. Já os remédios para aumentar a produção de leite também não passam de uma lenda, além de proporcionarem altos riscos de efeitos colaterais na mãe”, comenta a especialista.
Quanto às sondas, utilizadas pela influenciadora Viih Tube, elas são indicadas para a relactação, quando o bebê está recusando o seio. Mas precisa ser feita com acompanhamento e com a intenção de ser retirada assim que possível, comenta a especialista.
“A sonda, se usada continuamente, pode causar a queda da produção de
leite, levando ao desmame precoce. Isso porque quando o bebê mama na sonda, não há a estimulação do seio e pode causar uma eventual confusão de fluxo, onde a criança se acostuma com o fluxo da sonda, que é maior do que o fluxo do seio”,
comenta Ana Carolina.
Por fim, o aumento da produção de leite exige uma rotina de ordenha com frequência, explica a consultora em amamentação. “O que realmente aumenta a produção da mãe é o estímulo. É avisar o corpo que ela precisa aumentar a produção de leite e a única forma de fazer isso, se o bebê não estiver mamando, é através da ordenha”, explica Ana Carolina.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
Ana conclui dizendo que a ordenha é um estímulo positivo para o corpo e precisa ser realizada com certa frequência para manter a produção de leite materno em bons níveis. Nesse cenário, as bombas, sejam manuais ou elétricas, facilitam o processo para as mães que estão amamentando ou fazendo o aleitamento materno.