As atividades físicas são um dos quatro pilares para manter a saúde do coração
Pixabay
As atividades físicas são um dos quatro pilares para manter a saúde do coração

Nesta quarta-feira (9), fãs, amigos e familiares perderam a cantora  Gal Costa, aos 77 anos, para um infarto fulminante. Médicos estão passando a abordar a importância de se ter bons hábitos preventivos, que podem prevenir diversas doenças, inclusive as cardiovasculares, que são a principal causa de óbito no mundo todo, explica a médica cardiologista da Sociedade Brasileira de Cardiologistas (SBC), Dra Glaucia Maria Moraes. “Precisamos mostrar a importância da prevenção e adoção de hábitos saudáveis para redução das chances de desenvolvimento de doenças cardíacas”, explica.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Eles baseados em quatro pilares: esporte e movimento, alimentação balanceada, controle de estresse e sono de qualidade. Hábito é tudo aquilo feito com constância, que dependendo da forma que a pessoa aplica em sua rotina, pode vir a fazer bem ou mal.

Muitas vezes, um hábito ruim pode ser facilmente aplicado, seja aquela auto recompensa por um dia cansativo que se torna diária, seja passar dias sentado maratonando uma nova série, ou até brigar na internet. Esses podem se tornar hábitos satisfatórios por um breve momento e que quando a pessoa menos espera, já fazem parte da sua rotina. Por outro lado, uma rotina saudável se torna mais leve se aplicada em pequenas gotas.

Alimentação balanceada e atividade física

A nutricionista do Hospital do Coração (HCor), Amanda da Costa, explica que “as mulheres têm inúmeros fatores de risco ao longo da vida, como a gestação e a menopausa, entre outros que podem resultar na variação de peso e doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, aumento dos níveis de colesterol e obesidade, que aumentam a probabilidade de ataques cardíacos”.

Evitar usar a alimentação como válvula de escape é a chave. “É muito importante saber nomear os nossos sentimentos e desconfortos, pois é comum usar a alimentação como válvula de escape para lidar com situações difíceis e de estresse. O ideal é separar os sentimentos das sensações fisiológicas, por exemplo: estou estressada e também estou com fome. Após fazer isso, podemos sentar e pensar em estratégias separadas que promovam tanto relaxamento, quanto saciedade. Lidar com o estresse comendo pode ser um risco para saúde”.

Para dormir melhor e desestressar

Diminuir as luzes próximo do horário de dormir, ingerir alimentos mais leves e desacelerar são dicas carimbadas feitas pelos especialistas. Mas não só isso - Amanda Balbino, Psicóloga Clínica e pós-graduada em Gestalt-terapia, deixa claro como é importante manter essa rotina. “Esses hábitos ganham mais importância quando aplicados a longo prazo, porque quando se fala em doença, logo pensamos em intervenção imediata medicamentosa”, explicou.

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

Ela explica ainda que manter um estilo de vida saudável é o melhor e único caminho de prevenção para os fatores de risco. “O sono é fundamental para prevenir qualquer doença e buscar saúde, pois mesmo que haja uma boa frequência de atividade física, é importante ter uma noite de sono restauradora. Tudo isso tem relação com as questões psíquicas e geração de gatilhos”, conclui Amanda.

Ação Mulheres Pelo Coração

Visando levar conhecimento a mais mulheres, a Fundación MAPFRE traz para 2022 atividades estruturadas pensando em quatro eixos da saúde da mulher: esporte e movimento; alimentação balanceada; controle de estresse e sono de qualidade. As atividades incluem caminhadas orientadas por profissionais da educação física, aulões de yoga em parques públicos, além da distribuição de guias informativos sobre saúde do coração.

A ação acontecerá na primeira quinzena de novembro deste ano em São Paulo (SP), com exposições informativas nos metrôs da cidade e atividades gratuitas nos Parques do Carmo e Parque Villa Lobos, além de participação e apoio de embaixadoras oficiais. A programação completa está no site da Fundación MAPFRE e nas redes sociais.

Serviço:
Campanha: Mulheres pelo Coração
Fundación MAPFRE: @fundacionmapfrebrasil/
Quando: 7 a 12 de novembro
Local: São Paulo (SP)
7 a 11 de novembro
Local: Metrôs Paulista, Oscar Freire, Pinheiros, Vila Sônia, Santo Amaro (SP)
Atividade: Orientação profissional gratuita e distribuição de kits para a saúde do coração
12 de novembro - Virada Pelo Coração
Local: Simultaneamente nos Parques do Carmo e Villa Lobos (SP)
Atividade: Caminhadas guiadas, aulões de yoga e distribuição de kits, a partir das 10h30



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!