Iniciativa já atendeu mais de cem mulheres nos últimos sete anos
Foto: Divulgação
Iniciativa já atendeu mais de cem mulheres nos últimos sete anos

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, 66 mil brasileiros foram diagnosticados com câncer de mama no último ano. Por conta da periculosidade da doença, a mastectomia é um dos procedimentos utilizados para a retirada do tumor. A retirada das mamas, mesmo que parcialmente, tende a abalar a relação das mulheres com seus corpos. 

Na tentativa de melhorar a autoestima de mulheres que perderam partes da mama com a mastectomia, o tatuador Yurgan Barret criou o Y Rosa, projeto que oferece gratuitamente o redesenho de aréola com tatuagens hiperrealistas no Rio de Janeiro.

Ao longo de sete anos, o tatuador carioca já atendeu mais de cem mulheres em seu estúdio. Em parceria com sua esposa, Anne Barret, Yurgan organiza o projeto, que acontece anualmente no mês de outubro.

Em entrevista para o iG Delas, o profissional conta que a iniciativa surgiu em uma conversa com sua parceira. ‘’Eu já tinha tatuado algumas mulheres [com mastectomia] antes. Aí, sete anos atrás, eu e minha esposa estávamos conversando e tivemos a ideia de divulgarmos esse trabalho que eu já fazia. Foi aí que surgiu a ideia’’.

''É muito gratificante trabalhar com isso'', afirma Yurgan
Foto: Divulgação
''É muito gratificante trabalhar com isso'', afirma Yurgan

Em sua primeira edição, o Y Rosa aconteceu em apenas dois dias do mês de outubro. No último ano, a iniciativa chegou a atender mulheres durante cinco dias seguidos. 

Segundo Yurgan, todas as mulheres que participam do evento contam com um laudo médico que comprova a saúde das mamas para a tatuagem. ‘’Entendo que  existe vontade de querer conseguir resolver logo, sabe? Mas, às vezes, os pontos ainda não estão 100% cicatrizados, ou o médico não liberou para poder fazer o procedimento. Por isso, sempre exigimos um laudo’’.

Nas datas quando o projeto é realizado, Barret oferece o serviço gratuitamente, mas são as mulheres que decidem qual tatuagem vão fazer. “Algumas fazem a reconstrução de uma aréola, e outras, das duas. Também existem as mulheres que preferem uma arte em cima da mama, então desenvolvemos uma arte em cima do local, criando um novo desenho com base no conceito que ela queira’’, declara.

Com o crescimento do Y Rosa, mais profissionais começaram a oferecer seus serviços para as sobreviventes do câncer de mama. Além do redesenho da aréola, as últimas edições contaram com profissionais de micropigmentação fio-a-fio, maquiadores profissionais, palestras motivacionais, grupos de discussão e sorteios para as participantes. 

Yurgan trabalha com tatuagens desde a adolescência
Foto: Divulgação
Yurgan trabalha com tatuagens desde a adolescência


Em 2022, o estúdio de Yurgan consolidou uma parceria com o Laboratório Exeltis, que é especializado em saúde feminina. Com a parceria, o tatuador poderá levar o projeto para outras seis cidades. ‘’A meta é que a gente consiga atender 100 mulheres só neste ano’’, afirma.

Para selar a parceria, o Y Rosa ganhará uma edição especial na sexta, 05 de agosto, no Yurgan Tattoo Studio.

"Sempre que termino uma tatuagem, dá pra ver na reação das mulheres que isso faz muito bem. No estúdio, temos um espelho bem grande, e é visível que elas têm muita felicidade e gratidão’’.

Yurgan acredita que é impossível não se emocionar: ‘’Acho que envolve muita emoção num todo. Não só comigo, mas com toda a equipe que trabalha comigo’’.

Ressignificação

O câncer de mama e a mastectomia têm grandes impactos na autoestima das mulheres. Por isso, quando a maquiadora profissional e sobrevivente do câncer de mama Joelma Quadros descobriu a existência do projeto Y Rosa, ela sabia que gostaria de participar.

joelma
Foto: Divulgação

Joelma está livre do câncer há nove anos

Joelma descobriu o câncer de mama sozinha. Dentro de casa, a profissional notou um grande caroço em seu seio. “Quando fiz o ultrassom, meu mastologista me mandou fazer uma biópsia. Ele só mandou eu fazer esse exame para saber sobre os possíveis tratamentos, porque ele não tinha dúvida que eu tinha câncer de mama’’.

A maquiadora afirma que a descoberta foi muito difícil para toda a sua família. Com dois filhos ainda pequenos, ela teve que lutar contra o tempo para conseguir lidar com o tumor.

"Fiz cirurgia e fiz quimioterapia. No final do ano, eu ainda estava em tratamento quando meu marido foi embora e me abandonou doente com as crianças. Foi graças a minha fé e a minha família que tudo deu certo’’

Desde que foi curada, Joelma procurava por um tatuador para ressignificar suas cicatrizes de mastectomia. No entanto, foi com a vinda de Yurgan para Florianópolis que a catarinense realizou seu sonho. 

"Vi uma reportagem local sobre um tatuador que viria aqui ajudar mulheres que fizeram mastectomia. Sempre quis fazer, mas nunca achei ninguém aqui na região que fazia esse trabalho’’.

Empolgada com a possibilidade, a catarinense contatou o estúdio na mesma hora. "Liguei, agendei e fui para Florianópolis. Lá, eu fiz e amei o projeto. [Yurgan e Anne] são pessoas maravilhosas, eu tenho eles guardados no meu coração. Melhorou totalmente minha autoestima’’, finaliza.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!