No verão, os sintomas da menstruação podem ser mais aparentes
FreePik/rawpixel
No verão, os sintomas da menstruação podem ser mais aparentes









Os  sintomas da menstruação podem ser bem incômodos para muitas pessoas que menstruam. Acne, cólicas e  irritabilidade podem ocorrer tanto na TPM quanto durante o próprio ciclo. No verão, com as altas temperaturas estes sintomas podem piorar. Mas com alguns cuidados é possível viver esta época com mais leveza.

Segundo a ginecologista e obstetra clínica Fernanda Pepicelli, o clima é fator para a piora dos sintomas da menstruação. "O fluxo não é afetado, mas as altas temperaturas podem deixar as pessoas que menstruam mais desconfortáveis, tendo quedas de pressão mais frequentes neste período", afirma. 


Por isso, conversamos com Fernanda e com a dermatologista Ana Paula Fucci para entender melhor estes sintomas e como diminuí-los no verão, para que você fique mais confortável nesta época do ano. 

Hidratação pode evitar muitos problemas

Seja para evitar a queda de pressão na TPM ou para cólica, a hidratação pode ajudar muito durante o ciclo menstrual. "A menstruação faz com que você retenha líquidos e tenha queda de pressão. Se hidratar pode ser uma ótima solução para que você evite estes problemas, já que a retenção de líquidos pode piorar a cólica", afirma Fernanda. 

Para evitar problemas de pele, tome cuidado com o skincare

Além do skincare de sempre, no verão você deve tomar alguns cuidados para que a pele não fique mais oleosa que o normal no período menstrual. "Por influência hormonal, muitas pessoas têm piora da oleosidade e acne. Algumas medidas importantes seriam a lavagem do rosto, no máximo três vezes ao dia, com sabonetes que ajudem no controle da oleosidade, ou mesmo a associação com loções antioleosidade ou antiacne", diz Ana Paula.

E como no verão usamos mais filtro solar, tome cuidado com a oleosidade. "Há diversos produtos bons, com a proposta de controle da oleosidade, sendo as texturas em gel, gel-creme ou sérum as mais apropriadas", afirma.

Ao contrário da pele do rosto, a pele do corpo fica mais ressecada, ainda mais com fatores externos como a exposição ao sol e banhos de mar ou piscina. "É fundamental no verão e na menstruação o uso de hidratantes após o banho, principalmente quando se notar que a pele está ressecando", diz. 

Evite queda de pressão, retenção de líquido e cólica com o mesmo segredo 

Fernanda aponta que para evitar estes principais problemas da menstruação são simples. "Você deve aumentar a hidratação, evitar alimentos gordurosos e com muito sal, fazer atividade física leve sem ser em horários com picos de temperatura, evitar jejuns prolongados e ter uma boa noite de sono", recomenda. 

Ela lembra que se a cólica ou outro sintoma seguir, você deve procurar ajuda ginecológica. Para a pele, a recomendação é a mesma, mas você também deve evitar outro tipo de alimento. "Temos evidências científicas de que alimentos ricos em carboidratos pioram a acne. Portanto, quem é propenso a ter acne deve evitar em qualquer fase do ciclo menstrual", aponta Ana Paula.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!