O orégano é conhecido por ser um dos principais temperos da nossa culinária e ultimamente tem sido apontado como um grande aliado de quem quer emagrecer. Além de benefícios como vitamina A, C e B, acredita-se que o chá de orégano também pode ajudar a  perder peso .

O orégano apresenta propriedades que ajudam quem quer emagrecer
FreePik
O orégano apresenta propriedades que ajudam quem quer emagrecer

Para saber se chá de orégano realmente emagrece, quais os benefícios, como fazer e se há algum risco, o Delas conversou com as nutricionistas Rubia Santos e Fernanda Lepera. 


Chá de orégano emagrece?

De acordo com as especialistas, o orégano apresenta inúmeras propriedades atreladas ao emagrecimento. Segundo elas, entre os componentes da erva, está o carvacrol, uma substância que pode diminuir a gordura, além de regular os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. 

Você viu?

Além disso, não só o chá, como também o óleo de orégano, pode ser um agente facilitador da perda de peso, porque atua como antioxidante, possui propriedade diurética e pode estimular a produção de enzimas responsáveis pelo processo de digestão de carboidratos. 

“Mas é fundamental que o consumo do orégano esteja atrelado a hábitos de vida saudável, como alimentação balanceada, boas noites de sono e uma relação amorosa e gentil com você”. 

Como fazer chá de orégano

Rubia e Fernanda explicam que o chá de orégano é feito através da infusão, ou seja, a erva é adicionada à água fervente e abafada por um curto período de tempo (10 minutos).

Para preparar uma xícara:

  • Ferver 200 ml de água, desligar o fogo e acrescentar 1 colher de chá da erva seca. Abafar por 10 minutos e coar. Deixar amornar e beber.

Riscos e contraindicações

“Por se tratar de um alimento com propriedades fitoquímicas, o consumo exagerado pode gerar efeitos colaterais como vômitos e reações alérgicas”, alerta Rubia. Além disso, o chá de orégano não é indicado para pessoas que apresentam intolerância ou alergia a tomilho, basílico, menta ou sálvia, que fazem parte da mesma família de plantas que o orégano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!