Se você está pensando em começar a malhar e não sabe quais alimentos podem te ajudar a ter disposição e ganhar massa muscular, saiba que a pasta de amendoim  é uma ótima opção para ser combinada com os carboidratos da sua dieta.

Leia mais: 8 dicas definitivas de profissionais que vão te mostrar como definir o abdômen

Um estudo indica que as pessoas que consomem amendoim com certa frequência têm menos chance de morrer por qualquer causa
shutterstock
Um estudo indica que as pessoas que consomem amendoim com certa frequência têm menos chance de morrer por qualquer causa



Isso acontece porque os carboidratos são os responsáveis por fornecer energia , essencial para a prática de exercícios físicos, e normalmente consumidos como pré-treino. A pasta de amendoim faz com que a absorção dos carboidratos seja mais lenta, dando energia ao corpo por mais tempo. 

Segundo a nutricionista Maria Fernanda Vischi D´Ottavio, do Hospital do Coração, não é apenas no pré-treino que a pasta de amendoim pode exercer uma função importante.

No pós-treino , o corpo fica sem glicogênio e os músculos, quebrados. Se consumidos em até 1 hora depois do treino, os carboidratos restabelecem o glicogênio e as proteínas reconstroem as células musculares danificadas. Como a pasta de amendoim tem proteínas e carboidratos, é uma boa ideia nesses casos.

Benefícios para a saúde

Quando o assunto é saúde, a pasta de amendoim também sai como vencedora. "Os amendoins contêm principalmente gorduras mono e poli-insaturadas, que ajudam na redução do colesterol LDL 'ruim', prevenindo doenças cardiovasculares", explica Maria Fernanda. 

Além disso, a pasta de amendoim é rica em potássio. De acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine, existem associações positivas entre o potássio e a densidade mineral óssea. Ou seja, ele sugere que ingerir alimentos ricos em potássio pode prevenir a osteoporose e a desmineralização óssea.

Você viu?

Leia mais: Correr está nas suas metas? Seguir essa planilha pode te ajudar

Uma outra pesquisa publicada na revista acadêmica JAMA Internal Medicine descobriu que indivíduos que ingerem amendoim e outras nozes regularmente têm menos chance de morrer 'por qualquer causa' - principalmente doenças cardiácas - do que aqueles que raramente comem esses alimentos. 

A Cleveland Clinic, que é um centro médico acadêmico americano, publicou em 2015: "Manteiga de amendoim cremosa ou crocante - e, portanto, tão palatável - é ... um possível divisor de águas na pesquisa da doença de Alzheimer ". A afirmação foi baseada num pequeno estudo realizado na Flórida e circulou por fontes altamente confiáveis, ainda que essa relação ainda esteja sendo investigada.

Como posso incluir a pasta de amendoim na dieta?

A pasta de amendoim pode ser combinada com frutas, torradas e shakes proteicos
shutterstock
A pasta de amendoim pode ser combinada com frutas, torradas e shakes proteicos


A dicas da nutricionista para incluir a pasta de amendoim na dieta é colocá-la em frutas, torradas integrais e shakes proteicos.

Ela destaca que a pasta de amendoim pode ser uma opção mais interessante ainda para os que adotam dietas restritivas, como vegetarianas ou veganas.

Leia mais: Youtuber elimina 20 kg bebendo mais café e diminuindo os exercícios; saiba mais

Quem quer emagrecer pode comer pasta de amendoim?

No caso das dietas de emagrecimento, Maria Fernanda alerta: "O  equilíbrio entre frequência e quantidade é o que vale quando buscamos um emagrecimento saudável e duradouro". Ou seja, não vale exagerar!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!