Women's Health

O que a gente consome faz muita diferença no tratamento de diversas doenças crônicas, mas você sabe o que são alimentos funcionais e qual sua importância para o nosso organismo? Entenda e adicione já na sua dieta!

Leia também: Quer emagrecer rápido? Experimente incluir esses 5 alimentos na rotina

Os benefícios dos alimentos funcionais vão além das funções nutricionais básicas e incluem tratamento de doenças
shutterstock
Os benefícios dos alimentos funcionais vão além das funções nutricionais básicas e incluem tratamento de doenças


O que são alimentos funcionais

Como o nome diz, os  alimentos funcionais são aqueles que acumulam funções importantes para a nutrição do nosso organismo. “Eles podem ser definidos como alimentos ou ingredientes inseridos em algumas comidas, que vão oferecer algum benefício para a nossa saúde. Os benefícios vão além das funções nutricionais básicas”, explica a nutricionista da Clínica Novazzi e Team Novazzi, Giselle Santos.

Esses alimentos desempenham um papel importante no combate a diversos tipo de doenças crônicas e são grandes aliados das dietas balanceadas. Porém, o ideal é que eles sejam consumidos como forma de prevenção e não de tratamento. “Para que os benefícios que esses alimentos trazem sejam alcançados, a gente precisa consumi-los de uma maneira regular”, afirma a nutricionista.

Alerta da doutora

Apesar de serem extremamente benéficos e serem importantíssimos na dieta de pessoas com problemas crônicos como a diabetes e doenças vasculares, os alimentos funcionais não substituem o tratamento com medicamentos. É importante pensar que eles não substituem os medicamentos, mas sim servem como um complemento.

Além disso, os alimentos funcionais não são milagrosos. Se você não tem uma dieta balanceada e consumir esses alimentos eles, certamente, não irão te livrar de contrair doenças crônicas.

Você viu?

Leia também: Tchau, dietas! 10 dicas para emagrecer sem sufoco e restrições no cardápio

Quais são os alimentos funcionais

Segundo a nutricionista, o peixe é um exemplo de alimento funcional. Além de ajudar ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, ele ajuda no controle dos índices de triglicérides. Outro exemplo é a aveia, ela ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, (interessante para diabéticos ou pro pré-diabeticos), além de aumentar a sensação de saciedade.

Além do peixe, a quinoa também se enquadra como um alimento funcional. Está entre os quatro melhores alimentos para serem consumidos, ajuda na redução da glicemia, controla o triglicérides, auxilia na constipação intestinal e é rica em triptofano, aminoácido que ajuda a liberar a serotonina, hormônio da felicidade, no cérebro.

Ainda, a nuticionista ressaltou o cacau como um alimento funcional, tem um fitoquímico chamado de flavonóide, que age como antioxidante, combatendo doencas cardiovasculares, controlando os níveis de colesterol, é diurético e estimulante, sendo uma grande fonte de energia.

Outros exemplos do que são alimentos funcionais

  • Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas)
  • Chá verde
  • Framboesa, uva roxa, mirtilo, amora
  • Vinho tinto
  • Linhaça
  • Chia
  • Batata yácon

Como introduzir na sua rotina

Agora que você já sabe o que são alimentos funcionais, a profissional indica a melhor maneira de introduzi-lo na sua rotina: evitando industrializados. “A maioria dos alimentos que consideramos funcionais não são encontrados dentro de pacotes e latas. São aqueles que vem do plantio e que você consegue preparar em casa”, conta.

Leia também: Bebidas funcionais ajudam a emagrecer? Veja como consumir da maneira correta

Dica de receita: shake

Ingredientes

  • Banana congelada
  • Abacate
  • Aveia
  • Óleo de coco
  • 2 a 3 tabletes de chocolate 70% cacau.

Modo de preparo

Bater no liquidificador com água de coco e sirva.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!