Seguir uma dieta à risca até o final ou não pular nenhum dos exercícios recomendados é mais difícil do que parece. Geralmente, os obstáculos desanimam a jornada rumo ao peso ideal. O sonho de muitas pessoas é perder peso sem sufoco  e isso é possível! Selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a chegar lá.

Além de reeducar a alimentação e fazer exercícios, quem quer emagrecer precisa equilibrar o corpo com a mente
shutterstock
Além de reeducar a alimentação e fazer exercícios, quem quer emagrecer precisa equilibrar o corpo com a mente

Gladia Bernardi, autora do livro "Código Secreto do Emagrecimento" e especialista em obesidade alerta que uma das maiores barreiras para quem está acima do peso e decide eliminar alguns quilos é combater a compulsão alimentar. Uma das dicas para emagrecer e evitar esse tipo de problema é "reprogramar a mente".

"Podemos, sim, ingerir doces, pizza e os deliciosos hambúrgueres, mas devemos saber comer devagar e a hora de parar, tudo de uma forma equilibrada", explica Gladia Bernardi. "É preciso foco, persistência e não deixar que as coisas externas atrapalhem o processo", destaca.

Leia também: "Achamos que falar 'gordinha' reduz o problema", diz mulher após emagrecer 60 kg

Para ajudar nessa jornada, a especialista apresenta quatro dicas para emagrecer sem se torturar ou restringir demais a alimentação. Veja:

1. Tenha um cardápio equilibrado

Gladia enfatiza que não há uma dieta milagrosa ou radical demais que seja muito eficaz para isso. Segundo ela, é necessário comer de tudo, desde frutas e legumes até algumas porções de carboidratos, para realizar a reeducação alimentar aos poucos.

"A nossa mente também precisa entender esse novo processo. Quando isso acontece, paramos de comer por gula e ingerimos alimentos apenas por necessidade, evitando sintomas de cansaço, por exemplo", afirma.

2. Pratique exercícios físicos

Não é novidade que as atividades físicas são muito aliadas do emagrecimento, portanto, realizar exercícios é fundamental para manter o bem-estar e proporcionar energia.

"Quando nos exercitamos, liberamos hormônios que nos proporcionam diversos benefícios como aperfeiçoamento da memória, fortalecimento do músculo, combate à depressão e ansiedade, entre outros diversos. Além de tudo isso, a sensação de cansaço também é anulada", explica a especialista.

3. Tenha uma boa rotina de sono

Dormir bem está diretamente relacionado ao bom emagrecimento, uma vez que o sono e o cansaço podem gerar ansiedade e estresse, fatores que contribuem para que as pessoas descontem a angústia na comida.

"O estresse pode ser um gatilho para comermos, trazendo frases como: 'Hoje estou estressado, mereço um brigadeiro'. Assim, a dieta corre um grande risco de ser interrompida", adverte a especialista.

Leia também: 9 exercícios de musculação bem tradicionais, mas que são pura perda de tempo

4. Faça atividades que proporcionam prazer

A última das dicas para emagrecer de Gladia Bernardi é entender que perder peso vai além de "fechar a boca". Para os resultados aparecerem e se manterem, é preciso equilibrar a mente com o corpo, e não ter uma rotina estressante.

"Use os momentos como o trânsito para assistir uma série, ler um livro, ou fazer algo que lhe proporcione prazer. Quando seguimos esse passo a passo, vamos ter uma sensação de bem-estar, deixando o cansaço de lado e emagrecendo definitivamente", conclui ela.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!