Se a prática de  exercícios físicos (sejam eles cardiovasculares ou de força) é um passo importante para o emagrecimento, saber o que comer no café da manhã pode ser o elemento que faltava para completar sua rotina de perda de peso.

Um café da manhã saudável preza pela qualidade, mas a quantidade também deve ser vigiada de perto para emagrecer
shutterstock
Um café da manhã saudável preza pela qualidade, mas a quantidade também deve ser vigiada de perto para emagrecer

Ao contrário do que muitos pensam, o desjejum não é uma pedra no caminho para quem quer eliminar alguns quilos. Na verdade, essa refeição é tão essencial quanto o almoço e a janta - é só uma questão de investir na qualidade dos alimentos para tornar seu café da manhã um aliado no emagrecimento.

Segundo Carla Santos, nutricionista da Clínica NutriCilla, quem escolher bem o que comer no café da manhã  vai conseguir chegar ao resultado desejado até mais facilmente.

"Para isso, você deve optar por uma refeição equilibrada, evitando industrializados, produtos light e diet, que são ricos em aditivos e conservantes, ingredientes estes que acabam prejudicando o emagrecimento, visto que causam inflamação no organismo", explica ela.

Outro benefício de investir num bom desjejum para quem quer perder peso é o controle do apetite ao longo do dia. Como lembra Bianca Vieira de Souza, nutricionista da Estima Nutrição, isso "auxilia no emagrecimento pois, com o café da manhã, as calorias são distribuídas adequadamente ao longo do dia".

Mas não pense que ao investir em qualidade você pode relaxar na quantidade. Se o objetivo é  emagrecer , ficar de olho nesses dois pontos é essencial, e fará a diferença no seu progresso.

O que comer no café da manhã para emagrecer?

Seu café da manhã deve ter proteínas, carboidratos e até mesmo gorduras boas para você perder peso definitivamente
shutterstock
Seu café da manhã deve ter proteínas, carboidratos e até mesmo gorduras boas para você perder peso definitivamente

Basicamente, você deve preparar um  desjejum balanceado como prepararia qualquer outra ceia: equilibrando proteínas, carboidratos, frutas e gorduras saudáveis, mas evitando os açúcares.

Carla indica boas opções de alimentos para acabar com as dúvidas na hora da primeira refeição do dia. Dentre as inúmeras opções estão ovos, abacate, aveia, queijo, leites vegetais, chia, iogurte natural, pão integral, chás e café.

"No geral [invista em] carboidratos integrais, proteínas boas de origem animal ou vegetal, frutas, verduras e gorduras de boa qualidade", reitera Carla sobre seu conselho.

10 receitas de café da manhã para emagrecer

Fazer um café da manhã saudável não precisa ser uma tarefa monótona - basta usar a sua criatividade com as receitas
shutterstock
Fazer um café da manhã saudável não precisa ser uma tarefa monótona - basta usar a sua criatividade com as receitas

Comer porções individuais é bom, mas você não precisa ficar na monotonia. É possível usar a criatividade para fazer algumas receitas de café da manhã saudável que irão ajudá-lo a dar variedade para o seu desjejum. Estas são algumas delas, segundo Bianca e Carla:

  1. Crepioca - refeição preparada com tapioca e ovos, fonte de carboidrato e proteína
  2. Ovos cozidos ou mexidos
  3. Abacate amassado com azeite, sal, orégano, gotas de limão
  4. Pão integral com manteiga
  5. Overnight - uma mistura de iogurte com aveia e frutas
  6. Vitamina de abacate - fonte de gorduras boas e de proteína
  7. Smoothie de frutas feito com iogurte ou leite vegetal, linhaça ou chia
  8. Panqueca de banana (1 ovo + 1 banana pequena + 1 colher de sopa de aveia; misture e doure os dois lados na frigideira)
  9. Queijo quente na frigideira
  10. Tofu mexido

Além dessas opções, você pode ir um pouco além e experimentar com receitas de baixo teor calórico, como o  mingau de Whey Protein e a  panqueca proteica . No entanto, é sempre recomendável consultar um nutricionista antes de sair experimentando por livre e espontânea vontade.

5 dicas para não estragar seu café da manhã

Preparar um café da manhã saudável requer planejamento para evitar que você cometa deslizes na sua alimentação
shutterstock
Preparar um café da manhã saudável requer planejamento para evitar que você cometa deslizes na sua alimentação

Se quiser perder peso, há outras dicas que vão além dos alimentos que devem ser ingeridos e podem ajudar no processo tanto quanto a escolha de o que comer. Veja as orientações de Bianca:

  1. Planeje o desjejum e, se necessário, deixe tudo organizado no dia anterior;
  2. Priorize fontes de carboidratos ricas em fibras - isso ajudará a saciar o apetite. Para tanto, prefira sempre os alimentos integrais;
  3. Não se esqueça de uma boa fonte de proteína, pois ela ajudará a manter o metabolismo em pleno funcionamento;
  4. Use a criatividade - não tenha medo de experimentar com novas receitas, mas lembre-se de levar em consideração as orientações do seu nutricionista;
  5. Tome seu café com calma, aproveitando cada alimento (isso também ajudará seu organismo a digerir e absorver melhor os nutrientes).

Leia também: 6 dicas para comer os alimentos do jeito certo e ter uma dieta saudável de fato

Com estas dicas e receitas, você já sabe o que comer no café da manhã para poder seguir firme na missão de mudar seu estilo de vida e vencer a balança de verdade - então não perca mais tempo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!