Granola é um alimento bastante versátil, pode ser consumido em diversos momentos do dia e pode ser bem-vindo tanto para quem quer perder peso quanto para aqueles que buscar ganhar mais massa magra. Para aproveitar ao máximo, além de conhecer os benefícios da granola, vale entender como escolher o melhor produto para seu objetivo. 

Com uma mistura de cereais, frutas e super alimentos, os benefícios da granola são inúmeros, tanto para a saúde quanto para a dieta
shutterstock
Com uma mistura de cereais, frutas e super alimentos, os benefícios da granola são inúmeros, tanto para a saúde quanto para a dieta

Entre os benefícios da granola , por exemplo, está a composição desse produto. Ele é um mix de cereais e alimentos funcionais. Dependendo da escolha dos ingredientes para o seu preparo, a granola é uma fonte de energia e, ao mesmo tempo, de fibras, vitaminas, minerais e até antioxidantes. E é isso também que vai determinar qual o melhor produto para cada objetivo. 

Qual a melhor granola para quem emagrecer?

Quem está de dieta e quer aproveitar os benefícios da granola deve optar por aquelas que não contenham açúcar
shutterstock
Quem está de dieta e quer aproveitar os benefícios da granola deve optar por aquelas que não contenham açúcar

Quem está em uma dieta ou controlando calorias deve prestar atenção justamento nos ingredientes da granola para que esse produto não passe de aliado a vilão. Segundo Thaíse Costa, nutricionista da Tia Sônia, o primeiro ponto é olhar a quantidade de açúcar. 

"Para pessoas que buscam o emagrecimento, o ideal são as granolas sem adição de açúcar", orienta a profissional. Outros pontos também devem ser levados em conta. "Procure por aquelas que são fontes de fibras, com 50% menos gordura e adoçada com suco de maçã", continua a nutricionista. 

Ela diz ainda que existem alguns produtos disponíveis no mercado que contém baixo índice de carboidrato. Ao mesmo tempo, esses produtos são fontes de proteína e gorduras boas, com itens como oleoginosas e castanhas em sua composição. 

Vale lembrar que, ao olhar o rótulo de um produto, os ingredientes aparecem de acordo com o quanto há deles ali. Por exemplo, se o primeiro item for flocos de aveia, significa que esse é o ingrediente em maior quantidade naquele produto. 

Portanto, fuja daquelas que contam com açúcar refinado na fórmula, ou mesmo as que usam outros açúcares, mas que eles aparecem como os primeiros ingredientes da lista. 

Qual a melhor granola para quem quer ganhar massa magra?

Um dos benefícios da granola para quem faz atividade física é que ela serve tanto no pré quanto como pós-treino
shutterstock
Um dos benefícios da granola para quem faz atividade física é que ela serve tanto no pré quanto como pós-treino

Se você é daquelas adeptas da academia e está buscando um alimento que lhe traga energia e ainda ajude a melhorar os resultados, a sugestão de Thaise é apostar em granolas com itens como castanha-do-Pará, que sejam adoçadas com rapadura e 100% naturais. 

Essa combinação, segundo a nutricionista, "consegue manter o fornecimento de glicose no organismo e, consequentemente, gera energia e um melhor rendimento". 

E a granola pode ser consumida tanto antes quanto depois das atividades físicas. " A granola é uma boa opção para o pré-treino já que é rica em carboidrato, oferecendo o aporte necessário de energia. Já no pós-treino, esses carboidratos recompõe as reservas de glicogênio e as proteínas ajudam a recuperar as fibras musculares rompidas durante o exercício", detalha Thaise. 

Para completar, esteja você no primeiro ou no segundo cenário, uma boa sugestão é buscar produtos com os chamados "super alimentos", alimentos naturais com alto teor de nutrientes. Um deles que pode fazer parte da granola é o goji berry. 

Thaise lembra que em uma porção de 100 gramas de goji berry, por exemplo, são oferecidas vitamina C em quantidade 50 vezes maior que uma laranja. "Além disso, a mesma é rica em vitaminas do complexo B e aminoácidos", completa a especialista. 

As vantagens não param por aí. "Além desses inúmeros benefícios, o goji berry melhora o sistema imunológico, contém ação antioxidante e anti-inflamatória melhorando a qualidade de vida. Alinhado com uma alimentação saudável e equilibrada, ajuda na queima de gordura e no ganho de massa magra", afirma Thaise. 

Mais benefícios da granola

Um dos benefícios da granola é a praticidade. Já existem diversas marcas no mercado, com as mais diversas receitas e ingredientes, dos básicos ao mais exclusivos. No caso da Tia Sônia, as granolas são o carro chefe da marca
shutterstock
Um dos benefícios da granola é a praticidade. Já existem diversas marcas no mercado, com as mais diversas receitas e ingredientes, dos básicos ao mais exclusivos. No caso da Tia Sônia, as granolas são o carro chefe da marca

Se os ingredientes são um grande atrativo desse produto, a versatilidade dele é outro ponto interessante e que cabe quando o assunto são os benefícios da granola. 

Ela pode, por exemplo, ser um bom substituto do pão no café da manhã . Como já dito, esse mix de cereais é uma fonte de carboidrato, assim como o pão. Ela pode ser combinada com frutas e iogurte, por exemplo, para uma refeição com proteínas e fibras. 

Outro benefício é que esse produto ajuda na questão da saciedade, justamente por conter proteínas e fibras, que são itens digeridos e absorvidos mais lentamente pelo organismo, ou seja, faz com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo. 

Por outro lado, também é preciso cuidado com o exagero. Segundo a nutrionista Marilia Toledo em entrevista prévia ao Delas, a sugestão é consumir uma porção de 40 gramas por dia. "Como todo alimento, se consumido em excesso fará mal. Terá muitas calorias e vai engordar, ou um excesso de fibras que pode trazer desconforto intestinal", explica a profissional. Leia mais no link abaixo: 

Leia também: Como transformar a granola em uma aliada para sua dieta

Receita de granola

Para aproveitar os benefícios da granola, você pode preparar a sua versão em casa. Veja ingredientes e modo de preparo
shutterstock
Para aproveitar os benefícios da granola, você pode preparar a sua versão em casa. Veja ingredientes e modo de preparo

Já é possível encontrar uma série de produtos no mercado, com as mais diversas composições. E até agora falamos muito das granolas doces, mas também há as versões salgadas, que combinam, por exemplo, com saladas. 

Também não é difícil preparar a própria granola em casa. A receita abaixo, por exemplo, leva 60 minutos para ficar pronta e rende seis porções. Veja os detalhes: 

Ingredientes: 

  • ⅓ de xícara (chá) de óleo de canola ou de milho
  • ¼ de xícara (chá) de mel
  • 2 xícaras (chá) de aveia em flocos
  • ½ xícara (chá) de coco desidratado com açúcar
  • ½ xícara (chá) de nozes pecãs picadas
  • ½ xícara (chá) de castanha do Brasil picada
  • 1 xícara (chá) de sementes de girassol
  • ⅔ de xícara (chá) de pera seca picada
  • ⅔ de xícara (chá) de damasco seco picado
  • ½ xícara (chá) de uva passa branca

Modo de preparo: Ligue o forno em uma temperatura moderada, cerca de 170ºC e o deixe pré-aquecer. Separe duas tigelas para o preparo da granola. Em uma um pouco menor, mistue o óleo e o mel e reserve. Na outra, um pouco maior, junte a aveia, o coco, as nozes pecãs, a castanha e a semente de girassol e também mistrure bem. Por fim, junte a mistura de óleo e mel ao cereais e grãos. 

Espalhe essa mistura em duas assaderias e leve ao forno para assar. O tempo de forno varia, ficando entre 20 a 40 minutos. Lembre-se de mexer tudo com uma espátula a cada 5 minutos, em média, para que tudo fique dourado por igual. 

Quando tudo estiver assado e dourado, retire as assadeiras do forno e deixe a granola esfriar, mexendo de vez em quando. Quando a mistura já estiver fria, acrescente as passas, o damasco e a pera. 

Para armazenar, use potes com fechamento hermético. Depois é só aproveitar os benefícios da granola e consumir com frutas, iogurte ou em vitaminas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!