Cada vez mais, as pessoas passam a entender que uma alimentação saudável não é necessariamente manter uma dieta restritiva, mas, sim, com alimentos de verdade. Nessa hora, adeus para os alimentos ultraprocessados e mega industrializados.

Leia também: Alimentação interfere na chegada da menopausa, diz estudo

Hambúrguer industrializado pode até facilitar nossa vida, mas não contribui para uma alimentação saudável, este é o problema
Shutterstock
Hambúrguer industrializado pode até facilitar nossa vida, mas não contribui para uma alimentação saudável, este é o problema

Sendo assim, quem quer ter uma alimentação saudável precisa arregaçar as mangas e se tornar um verdadeiro “master chef”, já que comida de verdade a gente faz em casa. E aproveitando a chegada do Dia do Hambúrguer, que é celebrado mundialmente nesta segunda-feira (28) e, aqui no Brasil, no dia 1º de junho, o Pinterest listou as receitas que estão fazendo mais sucesso na plataforma.

Para se ter uma ideia, a rede social de imagens percebeu que receitas de hambúrguer tiveram um aumento de 40% no número de ideias salvas sobre o assunto nos últimos seis meses. Confira as melhores ideias:

Receitas de hambúrguer com carne

Uma noite de hambúrguer pode ser uma boa chance de reunir os amigos em casa, e o melhor, prejudicar a alimentação
Shutterstock
Uma noite de hambúrguer pode ser uma boa chance de reunir os amigos em casa, e o melhor, prejudicar a alimentação

Picanha

Primeiro, se você nunca fez hambúrguer em casa antes, é importante saber que a carne precisa de uma porcentagem de gordura para que dê certo – que normalmente é de aproximadamente 20% do peso total que você quer comprar. Se você quer fazer 1kg de hambúrguer, por exemplo, 800g têm de ser de carne e 200g de gordura – que nem sempre é ruim, fica tranquila, neste caso vai ser bem boa.

Uma das receitas favoritas do Pinterest é do blog “Francinha Cooks”, que leva 800g de picanha moída e 150g de bacon moído – dá para pedir para moer tudo junto no açougue, fica mais fácil e até mais saboroso. Com a carne moída em mãos, coloque em uma tigela e tempere com duas colheres de chá de sal e duas pitadas de pimenta.

Com essa quantidade de carne é possível fazer quatro hambúrgueres grandes, então divida em quatro, faça uma bolinha, achate para ficar no formato certo e arrume as bordas. Pronto.

Leia também: Confira 8 erros que podem acabar com seu desempenho na academia

Agora, para esquentar a carne, a frigideira precisa estar bem quente. Não se esqueça de colocar um pouco de azeite para não grudar tudo. Para chegar ao ponto, bastam três minutos de cada lado, agora se você prefere mais bem passado, uns quatro ou cinco minutos são mais indicados.

Depois, é só reservar e preparar seu sanduíche da forma que você mais gosta. Uma boa ideia, se você gosta de queijo derretido, é colocar o queijo em cima do hambúrguer ainda na  frigideira, logo depois que ele estiver pronto. Coloque um pouquinho de água em uma parte livre da panela e feche a frigideira. O vapor vai fazer com que o queijo fique bem derretido.

O hambúrguer tradicional não precisa ser feito apenas com picanha – na verdade, dá para fazer com várias carnes, e escolher uma de primeira pode não ser tão necessário. Outra boa opção é a fraldinha, que também dá um belo e saboroso hambúrguer.

Frango

Outra receita que faz sucesso é uma da conta “Mães Brasileiras”. Neste caso, o hambúrguer é de frango e ainda conta com alguns complementos que deixam o lanche ainda mais nutritivo. Para fazer, separe 500g de frango moído e misture com duas cenouras raladas, uma cebola também ralada, uma xícara de aveia em flocos finos, uma colher de chá de alho, um ovo e tempero a gosto.

Para ficar firme, a mistura precisa ficar na geladeira por 30 minutos. Depois desse período, modelo os hambúrgueres, mas deixe mais um pouco na geladeira depois disso. Essa versão pode ser assada ao invés de frita no azeite, contribuindo para uma alimentação saudável.

Salmão

Já se você é fã de peixe, assim como muitos usuários do Pinterest, uma boa opção pode ser o hambúrguer de salmão, outra receita muito buscada na plataforma por quem quer encontrar uma alimentação saudável. A forma de fazer é muito parecida com o hambúrguer tradicional, com a própria carne do peixe.

Para um hambúrguer, por exemplo, bastam 180g de salmão fresco, uma colher de chá de cebolinha e sal e pimenta a gosto. Você vai precisar picar bem o salmão para, depois, misturar tudo e dar forma ao hambúrguer. Depois, deixe na geladeira para ficar firme. Experimente com molho tártaro no lugar da tradicional maionese, que fica uma delícia!

Receitas de hambúrguer sem carne

Fazer hambúrguer em casa pode ser uma ótima solução para os pais dos fãs mirins deste tipo de comida
Shutterstock
Fazer hambúrguer em casa pode ser uma ótima solução para os pais dos fãs mirins deste tipo de comida

Grão-de-bico

E claro que não é preciso de carne para fazer uma hambúrguer mega gostoso. Se você for vegetariano, vegano ou tem alguma restrição alimentar à carne, uma boa opção pode ser o grão-de-bico. Uma receita que faz sucesso no Pinterest é uma do livro Veggie Burgers para Todo Mundo, da editora Alaúde.

Para ela, você vai precisar de duas colheres de sopa e meia de azeite extravirgem, 150g de espinafre lavado, uma colher de sopa de sementes de cominho tostadas, uma xícara de chá e meia de grão de bico cozido, dois ovos, suco de meio limão-siciliano, uma colher de chá de sal e um terço de xícara de chá de farinha de grão-de-bico.

Primeiro, refogue o espinafre com o cominho com parte do azeite. Deixe esfriar e, depois, esprema as folhas para retirar o líquido, pique e reserve. Enquanto o espinafre “descansa”, coloque o grão-de-bico em um processador com os ovos, o limão e o sal. Pulse até virar um “homus pedaçudo”.

Feito tudo isso, misture com o espinafre em uma tigela. Depois, coloque a farinha e trabalhe bem a massa, que deve ficar maleável e grudenta. Se achar que precisa, pode colocar mais farinha, mas aos poucos. Já se ficou seco demais, dá para colocar um pouco de água.

Massa pronta, hora de moldar os hambúrgueres. Depois, é só grelhar em uma frigideira antiaderente com o restante do azeite e finalizar o sanduíche da forma que você mais gosta. Vai falar que hambúrguer não pode fazer parte de uma alimentação saudável mesmo?

Feijão

Quem busca uma alimentação saudável e não come carne também pode fazer um hambúrguer de feijão. Comece o preparo refogando uma cebola bem picada. Depois, adicione um dente de alho também picadinho, uma colher de chá de cominho moído e uma colher de chá de coentro moído.

Cozinhe bem, mexendo sempre, e, depois, acrescente 115g de cogumelos brancos bem picados. Refogue sem nunca parar de mexer até que o líquido evapore da panela. Quando isso acontecer, reserve em uma tigela.

Pegue 425 gramas de feijão, de qualquer tipo, e esmague com a ajuda de um garfo, até virar uma massinha uniforme. Junte ao cogumelo e tempere com sal, pimenta e salsa. Esta nova massa deve ser dividida em quatro porções. Em cada uma, polvilhe um pouco de farinha para dar forma ao hambúrguer.

Na hora de grelhar, pincele um pouco de óleo em ambos os lados, sempre que for virar. Pronto, agora é só fazer uma combinação com a salada que você mais gosta.

Abóbora

Gosta de abóbora e uma alimentação saudável? Então este pode ser o seu hambúrguer. Pegue uma forma, coloque meia abóbora manteiga cortada em meias-luas e tempere com sal, pimenta preta e um fio de azeite. Coloque também três ou quatro dentes de alho embrulhados em um pedaço de papel vegetal. Leve a ao forno pré-aquecido a 180ºC para cozinhar e reserve. Enquanto isso, você deve cozinhar um quarto de xícara de chá de quinoa crua.

Pegue tudo o que está na forma – abóbora e temperos – e bata em um processador de alimentos até ficar com uma consistência homogénea. Junte a quinoa e misture. Ela vai servir para dar liga ao hambúrguer, mas se você achar necessário junte também migalhas de pão ou pão ralado.

Leia também: Quer cortar carboidrato? Confira 9 receitas low-carb que estão fazendo sucesso

Com esta pasta já fria, é possível moldar dez ou até 12 hambúrgueres. Para que eles fiquem mais firmes, leve-os à geladeira antes de cozinhar. É possível prepará-los em uma frigideira antiaderente, tendo muito cuidado, ou então cozinhar no forno a 180 ºC.

Hambúrguer entra mesmo em uma alimentação saudável?

Existem várias outras receitas de hambúrguer no Pinterest , mas muitas pessoas ainda as evitam por achar que o alimento não pode fazer parte de uma alimentação saudável. Por outro lado, para manter a saúde basta ter equilíbrio na hora de comer.

Se você tem alguma restrição alimentar ou de calorias, por conta de um diabetes, por exemplo, vale adaptar as receitas. Mas se não, pode, sim, comer a versão mais "pesada" do sanduíche para aproveitar bons momentos com os amigos e família ou apenas uma comida que você realmente gosta. 

De fato, comer hambúrguer todos os dias não faz bem, já que uma alimentação saudável precisa de varieade, mas de vez em quando não traz prejuízo para ninguém, e a barriga e a mente agradecem e muito pelo "agrado" ao paladar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!