Você já ouviu falar na dieta low-carb ? Trata-se de uma alimentação com baixo teor de carboidrato e, justamente por isso, ficou famosa por ajudar algumas pessoas a emagrecer.

Leia também: Especialista alerta que algumas dietas podem fazer mal para a saúde bucal

Receitas com menos carboidrato fazem tanto sucesso ultimamente que até o Pinterest notou crescimento nas buscas
Shutterstock
Receitas com menos carboidrato fazem tanto sucesso ultimamente que até o Pinterest notou crescimento nas buscas

A ideia é ter um limite para o consumo de carboidrato ao longo do dia, mas de uma forma saudável, sem gastar todo esse limite em uma refeição só. E a dieta tem feito tanto sucesso que até mesmo no Pinterest, rede social de compartilhamento de fotos, as receitas low-carb tem chamado atenção.

De acordo com a plataforma, no Brasil, o número de receitas de massas low-carb salvas no Pinterest aumentou em 40% no último ano, enquanto de receitas de massa protéica aumentou 65% apenas nos últimos três meses.

Leia também: Saiba como funciona uma aula de ioga com tecido e como ela pode te ajudar

As ideias favoritas dos usuários variam desde nhoque protéico de soja até mesmo pizza de couve-flor! Se você está pensando em seguir a dieta low-carb ou apenas quer diminuir a ingestão de carboidrato ao longo do dia, confira 9 receitas que são tendência no Pinterest:

1. “Macarrão” de forno gratinado

Troque o macarrão tradicional por abobrinha ralada, coloque a quantidade que quiser em uma travessa com molho de tomate, daí mais uma camada de molho, a proteína que você quiser, como frango ou brócolis, depois creme de leite e, por cima de tudo, queijo. Daí é só levar ao forno e esperar dourar que está pronto.

2. Shirataki

Este macarrão japonês é composto por água e fibra alimentar, sendo assim, não tem carboidrato. Mas, neste caso, aquele história de ser sem gosto é verdade, então invista no preparo do molho. Uma dica é fazer até o molho de tomate em casa mesmo, não só por ser mais saudável, mas por ser até mais gostoso. Daí é só inluir uma proteína, como brócolis, carne ou sardinha.

3. Macarrão de abobrinha ao pesto

O “macarrão” de abobrinha também é muito famoso no Pinterest por sua combinação com o tradicional molho pesto.

Depois de cortar bem a abobrinha, reserve. Em um liquidificador, bata meio maço de manjericão, um maço de espinafre, uma colher de sopa de suco de limão, um dente de alho e uma xícara de azeite de oliva.

Depois, transfira para outro recipientes e adicione sal, parmesão e nozes picadas. Pronto! O molho está feito. Daí é só juntar com a abobrinha. Vale colocar tomate cereja também.

4. Macarrão de banana verde

Quem precisa diminuir o carboidrato pode substituir a massa tradicional de macarrão por banana verde também. Para isso, são necessários 100g de farinha de banana verde, 5g de goma xantina, 5g de goma guar, 35ml de água e dois ovos. Misture bem os ingredientes secos, depois acrescente os outros. Depois, passe a massa pela máquina de macarrão ou corte no formato que desejar, sempre se esquecer de polvilhar farinha de arroz para não grudar.

5. Macarrão proteico de milho com frango

Nesta receita queridinha dos usuários do Pinterest, você substitui o macarrão tradicional por macarrão de milho. Já o molho é feito com tiras de frango grelhado, brócolis, cenoura, cebola, couve-flor, shoyu e azeite.

6. Nhoque protéico de soja

Para este nhoque especial, ao invés de batata tem cinco colheres de sopa de proteína isolada de soja, um ovo, uma colher de café de azeite de oliva e sal. Primeiro, misture bem a clara e a gema, depois, acrescente o sal. Vá colocando a proteína isolada de soja aos poucos, mexendo bem. Em seguida, coloque o azeite.

Feita a mistura, hora de sovar a massa como que se fosse pão. Quando ela estiver no ponto certo, estique com a mão, faça a tirinha tradicional do nhoque e corte os pedaços. Não precisa deixar cozinhar, basta “assustar” na água fervendo, deixando por apenas um minuto, e depois passar para uma vasilha com água fria, para interromper o cozimento. O molho pode ser o que você preferir.

7. Yakissoba de Bifum

O segredo para tirar o carboidrato do yakissoba é trocar o macarrão tradicional do prato por macarrão de arroz. E o melhor da receita é que ela é super nutritiva, já que você pode colocar diferentes legumes, como brócolis, couve-flor, repolho e cenoura. Você também pode acrescentar cogumelo, carne ou frango se quiser, além do shoyu, é claro.

8. Macarrão de proteína isolada de soja

Lembra do nhoque com proteína de soja? É possível fazer macarrão com ela também, basta cortar a massa no formato de macarrão. Porém, tome cuidado na hora de manusear a massa, já que ela é bem delicada.

9. Pizza de couve flor

E até mesmo da pizza dá para tirar o carboidrato – é isso mesmo que você leu. Esta ideia não faz sucesso só no Pinterest, e é bem provável que você já tenha se deparado com ela na timeline do Facebook: trocar a massa por couve-flor.

Para isso, você vai precisar de uma couve-flor média ou grande. Corte em pedaços e bata tudo em um processador ou liquidificador. Cozinhe um pouco, deixe esfriar e envolva com um pano limpo para espremer e tirar a maior quantidade de água possível.

Depois disso, coloque a couve-flor em um recipiente, adicione dois ovos, queijo e uma pitada de salsa e orégano. Misture até ficar homogêneo.

Coloque a mistura em uma forma de pizza untada ou com papel manteiga. Deixe assar por 15 a 20 minutos e, na sequência, recheie da forma que preferir.

Leia também: O que fazer para buscar uma alimentação melhor e mais saudável?

Mesmo seguindo uma dieta, não dá para esquecer o equilíbrio

Ainda há várias outras receitas low-carb no Pinterest , mas vale lembrar que o carboidrato é muito importante para o nosso organismo, sendo essencial para o funcionamento do cérebro, além de gerar energia para o corpo. Sendo assim, não dá para tirar por completo esta fonte de energia da nossa alimentação. Assim como em qualquer dieta, o importante é ter equilíbrio e pratos sempre variados e coloridos, pensando na nutrição e no bem-estar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!