O primeiro dia de academia pode parecer muito assustador, principalmente se você passou muito tempo sem treinar ou se nunca fez isso antes. É normal não encontrar ânimo para ir treinar e se sentir totalmente deslocada, mas esse sentimento passa, e o importante é não desistir.

Leia também: Publicar fotos na academia pode ser sinal de problema psicológico, diz estudo

Supere o desconforto do primeiro dia de academia com algumas dicas simples
shutterstock
Supere o desconforto do primeiro dia de academia com algumas dicas simples


Para te ajudar no primeiro dia, o Delas consultou a personal trainer particular Caroline Braga, que deu algumas dicas para que quem vá começar agora não se sinta como uma "barata tonta" pela academia e queira ir correndo para casa e nunca mais voltar.

1. Supere o obstáculo do primeiro dia


O mais difícil é o primeiro dia. Se conseguir encontrar ânimo para ir treinar pela primeira vez, superando o desconforto desse momento, fica mais fácil nos próximos dias conforme você for se habituando ao local e à rotina. “Entrar [para uma academia] com um objetivo é o que faz o aluno não desistir”, diz Caroline. Por isso, já vá pensando nos resultados que quer atingir!

2. Evite os horários de pico!


Pode ser constrangedor começar a se exercitar, principalmente depois de muito tempo de inatividade, então evite aparecer em horários em que o estabelecimento esteja muito cheio: das 6h às 9h e das 17h às 20h, normalmente. “Se puder, treine fora desses horários, pois o lugar estará mais vazio e você receberá mais atenção dos professores”.

3. O professor é seu amigo


Chegando lá, deixe de lado a vergonha e vá direto procurar um professor, recomenda Caroline. Converse com ele para que monte um treino que te ajude a atingir os resultados que você quer adequado para o seu preparo e tipo físico. Ele está lá para isso!

Leia também: Academia em casa: o que você precisa para montar uma gastando pouco

4. Não se baseie nos outros


Ao fazer o treino que o professor montou para você, peça ajuda para usar os aparelhos, caso não esteja familiarizada com eles e não se baseie no que os outros estão fazendo, nem quanto peso estão erguendo, para não se sentir desmotivada. “Foque em você”, reforça Caroline.

5. Pegue leve


Só porque outros conseguem levantar mais peso do que você, ou porque um dia você já esteve mais em foma, não queira sair tentando levantar mais peso do que você consegue só para fazer bonito, logo no primeiro dia, pois você pode se machucar. Lembre de pegar leve, especialmente no começo, pois o corpo tende a ficar um pouco dolorido. As dores devem passar em poucos dias. Sentir muita dor e desconforto, pode ser sinal que você se machucou e, mesmo que não seja, pode te desmotivar a continuar treinando.

6. Mantenha a calma


Se bater aquele medinho, lembre-se de que todos já começaram em algum lugar e que não é fácil para ninguém. Ao contrário do que pode parecer, as pessoas não vão te julgar se você tiver dificuldades, levantar pouco peso ou se precisar de ajuda.

Para se sentir ainda mais à vontade, vale fazer aulas experimentais em diferentes academias para ver onde você se sente melhor. Você também sempre pode contratar um personal trainer.

Leia também: 10 coisas que você não deve fazer ao começar uma atividade física

7. Não desista!


Não desista mesmo que o primeiro dia de academia não pareça muito promissor. Lembre-se de que os resultados vêm com o tempo e, assim, é preciso dedicação e persistência. Ter em mente sempre os motivos que fizeram você se inscrever em primeiro lugar é uma ótima forma de criar forças para sempre caminhar em direção a esse objetivo.  “Uma outra dica super legal é levar um amigo ou amiga para treinar junto, que te motive e você motive em troca”, recomenda Caroline.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!