A apresentadora Patrícia Poeta perdeu cerca de dez quilos em poucos meses. Quem vê de fora, acha que a jornalista conseguiu o resultado rápido por ter dinheiro para investir em algum tratamento, mas nem imagina que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Aos que querem se inspirar na vida da global para perder peso, a dica é clara: esforço, dedicação e menos açúcar.

Leia também: 3 dietas que são sucesso entre famosas, mas você não deve seguir

Apresentadora da Globo conseguiu perder peso rapidamente ao tirar o açúcar de seu cardápio e substituir pães por ovos
Cesar Albves/TV Globo
Apresentadora da Globo conseguiu perder peso rapidamente ao tirar o açúcar de seu cardápio e substituir pães por ovos


“Uma vez eu falei no ‘É de Casa’ sobre os malefícios do açúcar e mostrei que ele era um dos grandes vilões da alimentação. Um telespectador, um tempo depois, disse que seguiu todas as dicas e mandou uma foto do antes e depois. Ele tinha emagrecido cerca de 20 quilos em três meses, simplesmente fazendo o que eu disse para perder peso ”, conta orgulhosa.

A nutricionista Gabriela Ghedini concorda com Patrícia. Para ela, o açúcar é um vilão que é capaz de causar dependência química e até abstinência aos que estão acostumados a consumir e, de uma hora para outra, resolvem passar um tempo longe do docinho. “Quanto mais açúcar a gente come, maior a vontade de comer e maior a insulina no sangue”, garante.

Mas quem tira o doce do cardápio de uma vez, como fez a apresentadora do “É de Casa”, depois de um mês vai sentindo menos vontade de consumir açúcar e acaba perdendo peso. Infelizmente, Ghedini afirma que a maioria das pessoas preferem abusar da sorte e só procuram um profissional da área da nutrição para fazer acompanhamento médico quando tudo está indo longe demais.

O ideal é ter bom senso no consumo de doces e procurar um especialista antes de os exames apontarem alterações
shutterstock
O ideal é ter bom senso no consumo de doces e procurar um especialista antes de os exames apontarem alterações


Dependendo do resultado presente nas taxas de exame de sangue, como por exemplo a resistência insulínica, que pode indicar um pré-diabetes, não tem conversa no consultório. A nutricionista Gabriela conta que precisa cortar o açúcar do paciente de uma vez. E isso indica até tirar o pãozinho. “Os carboidratos também têm açúcar. Nestes casos, é preciso cortar pão, batata, arroz, biscoito, sobremesas”, lista.

Diferentemente do que muitos imaginam, Patrícia Poeta resolveu seguir uma dieta rígida depois que procurou um médico e ouviu todos esses argumentos do especialista. Até hoje, a jornalista diz que fica chateada quando a julgam imaginando que ela mudou seu estilo de vida somente por estética.

Leia também: Dicas para emagrecer - 12 alimentos que ajudam a perder peso

“No início, as pessoas sentiram muito a diferença porque fui emagrecendo, mas depois entenderam que era uma questão de saúde. Toda mudança causa estranhamento, mas depois que as pessoas entendem que é por saúde, a reação é oposta e o pessoal passa a se inspirar”, revela a jornalista, que resolveu trocar os pães pelos ovos para evitar o açúcar .

O melhor, segundo a especialista, é que, além de ajudar na perda de peso, controlar a quantidade dos doces é um ótimo tratamento para a pele e para o combate à flacidez. Gabriela diz que essa é a dica para as mulheres que querem se livrar do aspecto “casca de mexerica”.

Como perder peso sem tirar o açúcar de uma vez

Especialista avisa que quem deseja perder peso não pode só parar de comer doces, é preciso fazer exercícios físicos
shutterstock
Especialista avisa que quem deseja perder peso não pode só parar de comer doces, é preciso fazer exercícios físicos


Quem nunca lê os rótulos dos produtos que consome, é bom mudar o hábito. Gabriela informa que a maioria dos alimentos têm açúcar e a gente nem imagina, como é o caso das barrinhas de cereal. Em alguns casos, segundo ela, dá para diminuir o consumo sem ser radical, mas para isso é importante anotar esse truque de mestre:

“O farelo de aveia controla a velocidade que o açúcar vai subir no sangue. Associar ele a uma fruta, é uma ótima ideia. Outra estratégia bacana é trabalhar a aveia com uma fonte de proteína animal”, aconselha. Para a especialista, o açúcar refinado também não é o mais indicado: quando você for às compras, é melhor procurar o açúcar mascavo ou optar por um adoçante.

Leia também: Dicas de Mayra Cardi: 4 itens para cortar da dieta e emagrecer 

“É bom tomar cuidado com os alimentos que se dizem ‘lights’ também. Eles, muitas vezes, enganam”, explica a nutricionista, que adianta que diminuir o consumo do açúcar sempre é bom, mesmo que os exames de sangue não apresentem alterações significativas.

Produtos considerados
shutterstock
Produtos considerados "lights" também podem ter bastante açúcar, sendo assim, o ideal é sempre ler os rótulos


“Cortar o açúcar nunca é um problema, desde que o paciente consuma uma fonte energética, que pode ser gordura ou carboidrato”, explica. Aos que procuram a especialista com a intenção de perder peso, ela é incisiva: “Não adianta tirar só o açúcar, é preciso ter bom senso no consumo e combinar a dieta com exercícios físicos.”

Patrícia Poeta, neste aspecto, é um ótimo exemplo. Além de seguir as recomendações médicas, a apresentadora gasta energia surfando com o filho Felipe, de 15 anos, com quem já foi até para Nicaraguá pegar umas ondas. Aos que preferem algo menos radical, é só procurar uma academia ou até seguir aulas de dança no YouTube. “Hoje, só não se exercita quem não quer”, lembra Patrícia.

Leia também: Como eliminar de vez o açúcar de sua vida e emagrecer



Quando se está no foco, equilibrando dieta e exercícios, não tem para ninguém: fica muito mais fácil perder peso . Aos disciplinados, como a apresentadora, a nutricionista Gabriela afirma que é mais tranquilo se controlar e não jogar a emoção em cima do açúcar: “As pessoas, muitas vezes, comem sobremesas porque estão tristes ou felizes. O problema é esse e a quantidade. Se você tiver uma vida regrada, dá para comer sem sentir peso na consciência."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!