2018 já está aí e esse é o ano que você vai deixar o sedentarismo de lado e partir para academia. Ou ainda é o momento de aproveitar que já mantinha uma rotina de exercícios físicos e turbinar dar aquela incrementada na malhação. Vamos lá, galera, nada de preguiça!

Leia também: Treino para abdômen - veja exercícios para conquistar a barriga chapada

Veja dicas de exercícios físicos e escolha seu preferido para 2018
shutterstock
Veja dicas de exercícios físicos e escolha seu preferido para 2018


O Delas conversou com professores de academia e educadores físicos para saber o que está bombando por aí e quais exercícios físicos  vão fazer a nossa cabeça no ano que vem. Veja as apostas e escolha a sua atividade. E não se preocupe, tem opção para diversos gostos e bolsos.

Para quem está começando

Aulas de dança conquistam cada vez mais adeptos nas academias
Thinkstock/Getty Images
Aulas de dança conquistam cada vez mais adeptos nas academias


Segundo Altino Andrade, da Rede Just Fit Academias, uma opção que segue em alta são as aulas de dança . "Elas são muito procuradas e praticadas por pessoas que querem descontração, agitação e até mesmo por motivos terapêuticos", comenta o professor. E para quem sair do sofá é uma boa ideia porque há aulas de diferentes níveis e ritmos. Também tira um pouco aquele ar de academia que pode espantar quem está começando.

Outra sugestão de Andrade é o treino funcional, em alta há um tempo e que deve se manter entre os queridinhos no ano que vem. "É um treinamento rápido que favorece muitas vezes às pessoas com escassez de tempo, devido a correria do dia a dia", ressalta o professor. Além disso, ele geralmente não usa aparelhos, apenas o peso do corpo, o que o torna facilmente adaptável também para diversos níveis de alunos.

Para quem já pratica e busca um pouco mais

Se você já é adepto dos exercícios e quer incrementar a atividade, pode aproveitar a onda do HIIT , treino intervalado de alta intensidade . "Esse treino é tendência mundial. Cada vez mais as academias investem em treinos HIIT pela garantia de resultados rápidos que eles oferecem", diz Julia Michelin, professora da Bio Ritmo.

Os treinos da modalidade são rápidos, então não há a desculpa da falta de tempo, e podem ser bastante exaustivos. Para quem está acostumado aos treinos clássicos, aqueles mais longos e que combinam estreia e musculação, por exemplo, o HIIT pode ser uma ideia para variar e se motivar a continuar malhando.

Corrida é um esporte democrático e está cada vez mais em alta
shutterstock
Corrida é um esporte democrático e está cada vez mais em alta


Para quem gosta de conciliar exercícios na academia e ao livre, a aposta é a corrida. Na opinião de Altino Andrade, a corrida de rua só ganha visibilidade a cada ano e o panorama não será diferente para 2018. Ele aposta que os treinos ficarão cada vez mais focados. "Os programas de corrida personalizado farão com que o praticante inicie seus desafios desde a meta de querer atingir seus primeiros 5 km até os que já estão em busca de uma meia maratona", fala o professor.

Leia também: Como emagrecer em 2018? Veja alimentos que vão bombar nas dietas

Novidades nos exercícios

Para aqueles que pensam em algo diferente, a dica é da ex-nadadora e personal trainer Rebeca Gusmão. Ela indica uma modalidade chamada de crosswim, que reúne exercícios da corrida, natação e Crossfit em uma única atividade em aulas de, no máximo, 30 minutos. Está achando muito? Pois é isso mesmo! "Você não sabe se fica mais molhado da água da piscina ou do mar ou de suor", brinca Rebeca.

Natação, crossfit e corrida juntos? Sim, esse é o crosswim
Thinkstock/Getty Images
Natação, crossfit e corrida juntos? Sim, esse é o crosswim


Ela ainda explica que trata-se de um exercício completo. "A prática exige fôlego, melhora a resistência, aumenta a capacidade respiratória e física por completo e trabalha todos os grupos musculares, ou seja, aumenta todas as capacidades físicas exigidas", detalha.

Assim como o HIIT, também é um exercício rápido, ótimo para quem tem uma rotina corrida. "20 minutos de de aula equivalem a um treino de 1h e 30 min de qualquer outra atividade", fala a personal. Os resultados nos músculos e no corpo, de acordo com Rebeca, logo serão percebidos.

Se o crosswim parece um pouco de demais, pode investir em aulas mais intimistas para 2018. Segundo Julia Michelin, os "microgyms" estarão em alta. "Os ambientes menores, estilizados, que juntam um grupo de pessoas com o mesmo objetivo e propósito são tendência para o ano que vem, seja para pedalar, treinar forte ou praticar ioga", comenta a professora. Basta escolher quais exercícios físicos prefere, juntar os amigos e se jogar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!