A ceia de Natal teve todas as gostosuras que são especialidade da sua família. Sobre o almoço do dia 25, então, é melhor nem comentar. E ainda tem o Ano Novo pela frente. O que acha de aproveitar os dias entre as festas para cuidar da alimentação e quem sabe até investir em receitas de sucos para emagrecer e dicas detox? 

Leia tudo sobre dieta

Suco verde está na lista dos
shutterstock
Suco verde está na lista dos "sucos para emagrecer". Veja receitas e dicas de preparo


A expressão " sucos para emagrecer " ganhou força com as dietas detox e a moda do suco verde . Embora há quem afirme que o corpo não precisa disso para eliminar toxinas, mas investir em alimentos saudáveis e frescos não faz mal também. E pode ajudar a dar um respiro ao organismo entre uma comilança e outra nessa época de festas e férias. 

Separamos sugestões de bebidas que podem ajudar a recuperar o corpo e que podem fazer parte do seu café da manhã ou mesmo de um lanchinho ao longo do dia. Veja os detalhes: 

Suco verde 1

Sim, ele é um clássico e não poderia faltar. A nutricionista Fernanda Seiffer indica ingerir a bebida logo na primeira refeição do dia e sugere uma mistura que leva: couve, hortelã, limão, água de coco e abacaxi. 

Ela afirma que essa combinação ajuda a começar o dia com antioxidantes em grande proporção no organismo. E o suco também ajuda a eliminar o excesso de líquido que pode ter ficado acumulado em seu corpo com os exageros do Natal. 

Leia também: Aprenda 3 receitas saborosas que vão te ajudar a desinchar

Para completar o café da manhã ao estilo detox, a dica de Fernanda é preparar uma panqueca com banana, aveia e canela. Com isso terá uma "fonte de energia e carboidratos de absorção lenta, por ser feita com o farelo da aveia, garantindo uma maior concentração de fibras solúveis (chamadas de betaglucanas) e amido resistente", comenta a nutricionista.

Suco verde 2

A bebida também é indicada para o pós-festa pela nutricionista esportiva da ValeCard Ana Paula Pena. Mais uma vez o foco é combater o inchaço e ajudar o corpo a eliminar toxinas. As comidas da ceia, tanto de Natal quanto a de Ano Novo, geralmente são repletas de sódio e, por isso, contribuem para que o corpo faça retenção de líquido. Sem contar com as bebidas alcóolicas tão comuns nessa época que também colaboram para o inchaço. 

Leia também: Como preparar suco com vegetais? 

Ana Paula aposta na couve, queridinha desses sucos porque deixa pouco sabor residual e ainda ajuda na absorção de ferro. Ela também inclui no preparo melão, salsa e pepino . Veja os detalhes dessa receita: 

  • 1 folha de couve
  • 150 ml de água de coco
  • 1 fatia de melão
  • 1 lasca de gengibre
  • 1 limão espremido
  • 1 punhado de hortelã
  • 1 colher (sopa) de farinha de linhaça

Para preparar o suco, bata todos os ingredientes no liquidificador ou em uma centrífuga até a bebida ficar com uma consistência homogênea.

Suchá diurético

Outra boa ideia para desinchar é o suchá, bebida que combina suco e chá , como o próprio nome diz. Aqui, vale investir em uma receita diurética, para ajudar eliminar o excesso de líquido do corpo. Anote a dica de Renata Girau, nutrionista do Oba Hortifruti. 

"Separe 400 ml de chá verde (para prepará-lo, ferva a água. Desligue o fogo e acrescente as folhas de chá verde. Deixe o recipiente tampado. O líquido deve descansar de 5 a 10 minutos), 1 fatia de abacaxi e três folhas de hortelã. Bata tudo no liquidificador". 

Variações do suco

Para quem não é fã de couve, pode usar outras folhas verdes, como espinafre ou agrião. 

E nos sucos para emagrecer é importante não usar açúcar e também não coar, para não perder nenhum nutriente. Além disso, seja suco ou suchá, é indicado consumir logo depois do preparo, também para evitar a perda de nutrientes. Para completar, nada de industrializados. Use frutas, folhas e ervas frescas para os preparos, sem apelar para sucos industrializados ou mesmo chá de saquinho. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!