Seguir uma dieta saudável é complicado, exige tempo para preparar todos os alimentos e muitos itens são caros. Alguns desses argumentos são verdadeiros, mas é possível facilitar a vida de quem busca levar uma alimentação equilibrada com essa lista de dicas de dieta. 

Leia tudo sobre dieta

Algumas dicas de dieta tornam a tarefa de entrar em forma e seguir uma vida mais saudável bem mais simples
Creative Commons
Algumas dicas de dieta tornam a tarefa de entrar em forma e seguir uma vida mais saudável bem mais simples


Sim, preparar os alimentos em casa é uma opção mais interessante do que consumir apenas itens industrializados ou prontos. Mas, por exemplo, com um pouco de organização, fica mais simples cozinhar para a semana e sempre tem uma comidinha saudável e a seu alcance. E essa é apenas uma das dicas de dieta

O jornal norte-americano "The Washington Post" reuniu essas e outras dicas que você pode adotar em casa agora. Veja os detalhes e perca o medo e acabe com alguns mitos sobre alimentação saudável. 

1. Abasteça o freezer e a despensa da maneira correta

Já que já falamos da dificuldade que pode ser preparar todos os alimentos em casa, segundo a reportagem, entender a melhor maneira de abastecer seu freezer e sua despensa são uma mão na roda em sua dieta. Você pode, por exemplo, comprar vegetais congelados. Eles vão direto do freezer para a panela ou frigeira e mantém mais nutrientes naturais que muitos itens processados. 

Outra dica é ter frutas congeladas, como banana e fruta vermelhas, ótimas para fazer um smoothie que cabe na dieta e refrescar os dias mais quentes. 

Você pode também armazenar os alimentos que compra frescos, e aqui começa a ideia da organização. Tire um dia para ir à feira ou ao mercado e, quando chegar em casa, já separe tudo em recipientes. Quando for comer, basta pegar um potinho. Tudo já estará lavado e organizado, praticamente pronto para o consumo. 

Leia também: Como congelar frutas e vegetais e preservar os nutrientes? Nutricionista ensina

Congelar alimentos é um ajuda e tanto para a correria do dia a dia
shutterstock
Congelar alimentos é um ajuda e tanto para a correria do dia a dia


Quando o assunto é a despensa, a velha regrinha de prestar atenção ao rótulo é fundamental. Procure alimentos que tenha como primeiro ingrediente os grãos integrais e garanta, por exemplo, massas e pães ricos em fibras para quando bater aquela fome. 

2. Equipe sua cozinha

Os utensílios corretos também são uma ajuda e tanto na hora de cozinhar e guardar os alimentos. Vale investir em potes de diversos tamanhos para armazenar os alimentos. Aqueles menores também são bem-vindos, já que comportam porções individuais, e nutricionistas recomendam, por exemplo, resfriar e esquentar diversas vezes o alimento e nem mesmo ficar mexendo muito neles antes de comer para evitar contaminação. 

A reportagem do jornal norte-americano ainda sugere itens como ralador (aquele que faz "macarrão" de vegetais é ótimo); mixer (é mais fácil de limpar que o liquidificador e ajuda muito com sucos, smoothies e outros preparos); cafeteira programável, panela para cozimento a vapor e facas bem afiadas. 

3. Prepare seus snacks

A ideia de já separar porções individuais quando chega da feira ou do mercado ainda é útil para arrumar os snacks que vai comer ao longo do dia. Para evitar "cair em tentação" e atacar um salgado na padaria perto do trabalho, leve seu lanchinho na bolsa . E se já aproveitar aquele dia de organização para deixar tudo arrumado, fica tudo mais fácil. 

Separe porções de castanhas, frutas, barrinhas de cereais e outros itens que sejam fáceis de carregar com você. 

4. Separe tudo na noite anterior

Pronto, as porções já estão feitas em sua geladeira ou despensa e você já preparou o jantar. Aproveite e já separe o lanche e a comida para o dia seguinte. Isso vai evitar ficar com famosa preguiça ao acordar e também será uma ajuda para os dias que acordar atrasada. 

5. Faça compras on-line

Essa prática é muito comum nos Estados Unidos e também já tem conquistado adeptos por aqui. Ao fazer as compras em sites de mercados ou em sites específicos, evita o trabalho de ir até o local, enfrentar fila, empacotar tudo e pegar trânsito para voltar para casa. Também é uma jeito de passar longe das tentações que pode encontrar entre uma prateleira e outra e arruinar a dieta. 

6. Separe a roupa para a academia

As dicas de dieta também incluem itens que ajudam a seguir a rotina de exercícios físicos, afinal, a dupla alimentação + atividade regular é um caminho de sucesso para uma vida saudável e para a boa forma. 

E se na alimentação vale já deixar o que vai levar para o trabalho arrumado no dia anterior, o mesmo vale para a academia. Antes de dormir, separe a roupa e os acessórios que pretende levar para o treino no dia seguinte e já coloque tudo na bolsa. Mais uma vez, nada de dar espaço para preguiça. 

7. Use um aplicativo ou um dispositivo para se manter motivado

Esse item cabe em diversos bolsos. Se quiser investir, a reportagem sugere comprar itens como frequencímetro com GPS ou algo do tipo. Se preferir algo mais em conta, há uma série de aplicativos para celular que rastreiam o caminho e a quantidade de exercícios que está fazendo. Para muitos, isso pode servir como motivação. Ver o quanto de calorias queimou depois da pedalada ou quantos km percorreu na corrida são maneiras de querer fazer mais e se desafiar. 

Há também APPs que ajudam a controlar a alimentação. Você escreve nele o que está comendo e, assim, ficará mais simples identificar os erros na dieta que estão te impedindo de eliminar aqueles últimos quilinhos indesejados. 

Leia também: Como emagrecer com a ajuda do Instagram?

8. Equipe-se

Se na cozinha vale ter utensílios que vão te ajudar na rotina, nos exercícios isso também é verdade. Um bom fone de ouvido é um ótimo companheiro para a corrida na rua ou para o treino que parece interminável na esteira. 

Escutar música pode turbinar o treino
Creative Commons
Escutar música pode turbinar o treino


9. Cuide de seu quarto para uma boa noite de sono

Outro aspecto que merece atenção é o sono. Além de se alimentar e se exercitar, ter uma boa noite de sono ajuda - e muito -  a manter a boa forma, a disposição e a saúde em dia.

Para isso, preste atenção a seu quarto. Cuide para que tenha um ambiente escuro, em uma temperatura agradável e sem barulhos. Às vezes alguns itens podem ajudar, como cortinas do tipo blakcout ou máscaras para colocar nos olhos. 

10. Peça ajuda

Para fechar a lista de dicas de dieta, algo simples, mas muitas vezes esquecido. A internet está aí repleta de receitas saudáveis, treinos e outra dicas, mas vale a pena consultar profissionais para saber quais os melhore caminhos a seguir. Ajuda de nutricionista e educador físico sáo vão fazer bem. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!