Emagrecer não é uma tarefa fácil e exige dedicação aos exercícios físicos, disciplina para seguir uma dieta ou alimentação regrada e paciência até começar a ver os resultados. Mas um estudo publicado este mês traz um alento para quem quer perder peso. Segundo a pesquisa, fazer pausas na dieta traz mais resultados do que seguir sempre todas as restrições. 

Leia tudo sobre dieta

Para emagrecer é melhor seguir sempre uma dieta ou fazer pausas? Ciência responde
shutterstock
Para emagrecer é melhor seguir sempre uma dieta ou fazer pausas? Ciência responde


O estudo, feito por universidades da Austrália, foi publicado no "International Journal for Obesity" na semana passada e mostrou como um respiro na dieta ajuda a emagrecer

Leia também: Dieta sem glúten não traz benefícios e pode até mesmo engordar

Dieta sem parar x dieta com pausas

Para o estudo, pessoas obesas foram separadas em dois grupos que passaram por 16 semanas de dieta que reduzia em um terço a quantidade de calorias ingeridas. Um grupo seguiu o plano alimentar de forma ininterrupta e o outro fez pausas. Nesse segundo grupo, os integrantes seguiam a dieta por duas semanas, paravam por duas semanas - mas eram orientados a ainda seguir uma alimentação balanceada nesse período - e retornavam à dieta. Esse grupo ficou no estudo por mais tempo, até que se completasse as 16 semanas no plano de restrição de calorias. 

Ao final de todo o período da pesquisa, foi notado que o grupo que realizou as pausas teve uma perda de peso maior. Além disso, também voltaram a ganhar menos peso depois do estudo em comparação ao grupo que fez a dieta sem interrupções. Seis meses depois da pesquisa, a média de emagrecimento daqueles que fizeram as pausas foi aproximadamente 7,7 kg melhor. 

Leia também: Efeito contrário - dieta pode fazer você estocar gordura

Segundo os pesquisadores, isso ocorre porque a dieta altera uma série de processos biológicos no corpo que podem levar, com o tempo, a diminuir a perda de peso e até a contribuir para o ganho de peso. Por exemplo, em uma alimentação restritiva, o corpo tenta estocar gordura como uma maneira de se proteger e guardar uma fonte de energia e, com isso, pode ficar mais difícil emagrecer. Por outro lado, o estudo não tem uma conclusão clara do porquê as idas e vindas da dieta mostraram melhores resultados, mas algumas sugestões são que não há adaptação do corpo e que é mais fácil manter a alimentação regrada dessa maneira, com esses "respiros" no meio do caminho. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!