É difícil resistir a um pãozinho quente com manteiga no café da manhã ou no lanche da tarde. E uma maneira de deixar essa combinação mais saudável é usar a manteiga ghee no lugar da versão tradicional. 

Leia também: Alimentação saudável pode ser prática, sim! Nutricionista dá dicas e receitas

Manteiga ghee pode ser feita em casa e combina com receitas doces e salgadas
shutterstock
Manteiga ghee pode ser feita em casa e combina com receitas doces e salgadas


De acordo com a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, a manteiga ghee ainda é uma fonte de gordura, assim como a tradicional, mas apresenta uma quantidade menor de sódio e de lactose se comparada com a clássica. E sabemos que reduzir sódio da alimentação é uma boa prática, já que o execesso desse item pode causar diversos problemas de saúde, desde e hipertensão até inchaço e retenção de líquido. 

O que é manteiga ghee

Esse produto pode ser chamado apenas de ghee ou de manteiga clarificada ou purificada. Segundo Patrícia, é uma fonte de gordura láctea anidra obtida depois do aquecimento da manteiga tradicional. Nesse processo, o produto perde água. Para finalizar o processo, ainda é feita uma filtragem e também a purificação para eliminar sólidos, que retira proteína como caseína e parte da lactose.

Patrícia ainda explica que a manteiga tradicional contém gordura saturada, água, proteínas, lactose e vitaminas lipossolúveis. Já a ghee apresenta gorduras, além de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. A vitamina A, por exemplo, faz bem para a saúde dos olhos e, junto com a E, forma um ótimo antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres. 

Em termos calóricos, porém, não há diferença, sendo algo em torno de 100 kcal a cada 1 colher de sopa tanto para a ghee quanto para a versão tradicional. 

Entretanto, a nutricionista faz um alerta. Apesar de os principais benefícios do consumo dessa manteiga serem a redução do sódio e da lactose, a ghee não é um produto indicado para os intolerantes a essa proteína do leite. 

Como preparar ghee em casa

É fácil encontrar manteiga ghee nos mercados e lojas de produtos naturais, mas você também pode preparar a sua em casa. Patrícia ensina que, para isso, é preciso derreter 250 g de manteiga sem sal em fogo médio, até que se forma uma espuma branca e espessa e que o produto diminua de volume.  "Você vai perceber que a manteiga ficará mais clara, quase translúcida", detalha a nutricionista.

Quando a manteiga atingir esse ponto, pode apagar o fogo, esperar o preparo esfriar. "Depois de fria, retire com cuidado a primeira camada sólida da manteiga e coe o restante. Guarde o líquido em pote bem fechado em temperatura ambiente", orienta Patrícia. 

Manteiga ghee deve ser guardada em recipiente fechado e em temperatura ambiente
shutterstock
Manteiga ghee deve ser guardada em recipiente fechado e em temperatura ambiente


Cuidado com as gorduras

Apesar de passar pelo processo de purificação, a ghee ainda é uma fonte de gordura saturada e é preciso cautela ao inclui-la na alimentação, assim como quando se trata da manteiga tradicional. "A ghee 45% a 65% de gordura saturada e 32% de gordura monoinsaturada", detalha Patrícia. 

Em uma dieta balanceada e saudável é preciso atenção à gordura saturada, por exemplo. Elas são de origem animal e estão presentes em alimentos como carnes, queijos e leite. O excesso dessa gordura pode trazer diversos problemas para a saúde. "O consumo excessivo está relacionado a elevação do LDL – colesterol ruim -, redução do HDL e risco de doenças cardiovasculares", lista a nutricionista. 

Vale prestar atenção ao seguinte cálculo quando o assunto é gordura. Segundo Patrícia, de 20 a 30% ds calorias ingeridas diariamente, em toda a alimentação, pode ser de gordura. Entretanto, as saturadas não devem ultrapassar 7% dessa recomendação. 

Já a gordura monoinsaturada, também presente na ghee, está na classe das gorduras boas para o organismo. Veja mais detalhes sobre a forma correta de consumir gorduras na dieta

Receitas com ghee

Anotadas as recomendações da nutricionista, conversamos também com a culinarista e chef Malu Lobo, que indica quatro receitas que usam a ghee e combinam com uma dieta saudável e balanceada. Veja os detalhes: 

1. Empadão de frango low carb

undefined
Malu Lobo
Empadão de frango low carb

Massa

340 g de farinha de grão de bico 
1 colher de chá rasa de sal marinho
1 colher de chá rasa  de goma Xantana ( opcional )
1/2 colher de chá de cúrcuma 
3 colheres de sopa rasas de manteiga ghee gelada 
60 a 80 ml de água gelada 
2 ovos 

Misture a farinha de grão de bico, o sal, a cúrcuma e a goma Xantana. Em seguida, adicione a ghee e vá misturando com a ponta dos dedos. Coloque os ovos e vá adicionando água aos poucos, até obter uma massa que não grude nas mãos. A dica da Malu se a mão estiver quente  e massa continuar grudando, vale retirar o excesso dos dedos e lavar as mãos com água fria. Assim, a massa vai chegar ao ponto certo sem que seja necessário adicionar mais farinha ao preparo. 

Recheio

400 g de peito de frango cozido e desfiado
2 tomates sem sementes 
1 cebola média picada
2 dentes de alho picado 
1 xícara de creme de ricota light
1/2 xícara de ervilhas
1/2 xícara de milho
Azeitonas

Unte uma panela com azeite de oliva e aqueça. Nela refogue a cebola, o alho e o tomate. Quando isso começar a murchar, adicione o frango, a ervilha congelada, a azeitona e o milho. Se necessário, acerte o sal marinho e a pimenta do reino. 

Para montar, divida a massa ao meio. Cubra uma parte com filme ou esteira de silicone e abra com o rolo até o tamanho do fundo da assadeira (use uma assadeira de fundo removível). Faça o mesmo com a outra parte. 

Forre o fundo da assadeira com a massa aberta e lembre-se de fazer na massa pequenos furos com um garfo. Coloque o recheio - que deve estar morno - e cubra com a outra parte da massa. Molde as laterais para que o empadão ganhe acabamento. Também faça furos nessa parte da massa para que o vapor possa sair. Leve para assar em forno pre aquecido 180 C por 25 a 30 minutos ou até dourar

2. Falafel assado

undefined
Malu Lobo
Falafel

300 g de grão de bico demolhado
1 colher de sopa de linhaça moída
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de coentro picado (opcional)
1/2 cebola média bem picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de ghee
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de cominho (opcional)
Sal marinho a gosto
Gergelim para empanar

Para começar, deixe o grão de bico de molho de um dia para outro, trocando de duas a três vezes a água do molho. Depois desse tempo, escorra e passeo grão em água corrente. Bata no  processador até obter uma pasta e adicione o alho, a cebola, a salsinha, o coentro, a linhaça e a ghee,. No final, apenas pulse para misturar todos os ingredientes. Coloque o sal e prove.

Coloque a massa em um bowl e vá separando as bolinhas. Passe no gergelim e disponha em uma assadeira forrada com silpat (esteira de silicone) ou papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos ou até dourar.

Leia também: 4 receitas da vovó em versões saudáveis para comer sem culpa

3. Bolinho de chuva assado

undefined
Luisa Navarro
Bolinho de chuva assado

1 ovo
1/2 xícara de açúcar demerara (pode usar adoçante) 
1 colher de sopa de manteiga ghee
1 pitada de sal marinho
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1/2 xícara de leite desnatado ou versão vegetal
3/4 xícara de farinha de amêndoas ou trigo integral ou outra versão sem glúten 
Açúcar demerara triturado e canela para polvilhar 

Bata o açúcar demerara no liquidificador e misture com a canela. Reserve esse preparo. Em uma tigela, coloque o ovo, a manteiga, o açúcar e a pitada de sal e misture tudo bem. Aos poucos, acidione farinha e leite, até que isso seja incorporado devagar aos demais ingredientes. Por último, coloque o fermento e mexa. A massa ficará com uma textura mais líquida. 

Unte forminhas daquelas usadas para empadas com a ghee e coloque a massa. Asse em forno pré-aquecido a 180 ºC por 20 a 25 minutos ou até crescer e dourar. Retire das forminhas e passe na mistura de canela e açúcar. 

4. Brownie com castanhas

undefined
malu
Brownie de castanha

100 g de chocolate 70 %
70 g de chocolate 50 %
60 g de castanhas triturada 
1 pitada de sal marinho
 5 claras 
1 gema
100 ml de leite desnatado ou versão vegetal 
1 colher de chá de fermento químico 
1 colher de sopa de manteiga ghee
Raspas de chocolate 

Para começar, bata as claras em neve com uma pitada de sal. Em outro recipiente, coloque o chocolate e leve ao micro-ondas para derreter, mexendo a cada 30 segundos e reserve. Enquanto isso, misture o leite, a gema (lembre-se de retirar a pele) e o fermento. Depois, adicione ao chocolate derretido e junte a castanha e a manteiga ghee, mexendo até incorporar tudo. Adicione metade das claras batidas, mexendo delicadamente com movimentos suaves. Quando incorporar bem, adicione outra metade das claras.

Forre bem uma assadeira com papel manteiga ou silpat (esteira de silicone) e unte com a manteiga ghee. Leve ao forno a 160ª C por 13 a 15 minutos. Espere esfriar e coloque as raspas de chocolate para enfeitar. 

Se quiser, ainda pode usar a manteiga de ghee no pãozinho de todos os dias, na torrada ou em biscoitos. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!