Há tempos o chocolate amargo, aquele com uma maior porcentagem de cacau , é considerado mais saudável que a versão ao leite graças a substâncias como antioxidantes presentes neste item. Agora, uma pesquisa aponta que a versão amarga também é uma boa opção para ser consumida antes da refeição para quem quer emagrecer. 

Leia também: 50%, 70%, 85%: qual o tipo de chocolate cabe em sua dieta?

Chocolate amargo antes da refeição pode ajudar na dieta, aponta pesquisa
shutterstock
Chocolate amargo antes da refeição pode ajudar na dieta, aponta pesquisa


O estudo foi conduzido pela Liverpool John Moores University e publicado no periódico "Appetite" e mostrou que as mulheres que ingeriram chocolate amargo comeram menos na refeição principal em comparação com aquelas que havia ingerido as versões branca ou ao leite. 

Para chegar a esse resultado, pesquisadores observaram um grupo de voluntárias - mulheres de 50 a 65 anos - por três semanas. Antes das refeições, parte consumiu uma porção de chocolate 85% cacau e outra chocolate ao leite e branco. Depois, os estudiosos mediam o quanto elas comiam na refeição e faziam perguntas para saber se estavam ou não satisfeitas. 

As voluntárias que havia consumido o chocolate com mais cacau ingeriram 323 kcal na refeição. Já aquelas que receberam a porção da versão ao leite ingeriram 404 kcal. Quem comeu na refeição foi o grupo do chocolate branco, com um prato de 440 kcal. Além disso, quem "beliscou" o chocolate 85% cacau ficou mais satisfeita. 

Leia também: 5 mitos e verdades sobre os chocolates amargo, branco e ao leite

Segundo o estudo, isso é resultado dos polifenóis, presentes em maior quantidade no doce com mais cacau. Essa substância ajuda a tornar a digestão de carboidratos mais lenta no estômago e reduzir o apetite. 

Alerta dos pesquisadores

A notícia é interessante, mas também não quer dizer que o consumo do chocolate amargo está liberado e será capaz de fazer qualquer um emagrecer. Essa é uma alternativa mais saudável para aqueles que não conseguem abrir mão de um doce. Se não é possível viver sem chocolate, então que a opção seja a versão com mais cacau e não a ao leite ou a branca. 

Leia também: Marca suíça lança chocolate que ajuda a combater a cólica menstrual

"Claro que os resultados não querem promover o consumo de chocolate para o emagrecimento, mas mostra para as mulheres que consomem o doce que o chocolate amargo é uma boa escolha", afrma o estudo. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!