Mal começou o mês e a cidade já está repleta de opções de festas juninas. Elas estão cheias de barraquinhas de quitutes como canjica, milho, paçoca e outros doces e bebidas como quentão e vinho quente. Se você está de dieta  e mesmo assim quer aproveitar algumas dessas comidas de Festa Junina, essas dicas vão te ajudar. 

Comidas de festa junina cabem na dieta? Segundo nutróloga, sim!
shutterstock
Comidas de festa junina cabem na dieta? Segundo nutróloga, sim!


A nutróloga Ana Luisa Vilela afirma que com boas escolhas e algumas trocas é possível desgustar as comidas de Festa Junina sem culpa. Dessa maneira, além de não engordar, você ainda vai ajudar seu organismo a funcionar melhor. Um exemplo que a médica cita é combinar o tradicional churrasquinho assado com milho verde cozido. Assim, terá um prato rico em proteínas e fibras, que contribuem para uma melhor digestão. 

Comida de Festa Junina salgada

Na parte dos salgados, Ana Luisa lembra que é preciso tomar cuidado com os embutidos, que geralmente são recheados de substâncias nocivas ao corpo. A dica é trocar o cachorro quente por sanduíches de carne desfiada ou carne moída. Se tiver a opção de escolher um pão integral, o lanche ficará ainda mais saudável. 

O milho e o pinhão também estão na lista de alimentos permitidos e, mesmo em pouca quantidade, dão a sensação de estar satisfeito sem ter exagerado. 

Outro ponto importante é tenta fugir das frituras. Dê preferência aos preparos assados, como o churrasco citado acima. A nutróloga alerta que geralmente o óleo usado para preparar os quitutes nas quermesses é reutilizado e se transforma em gordura trans. "Essa substância tem relação direta com doenças cardíacas", completa Ana Luisa. 

Quitutes e doces

Delícias e comidas típicas como canjica e paçoca geralmente são cheias de calorias. Apenas 100 gramas de arroz doce ou canjica, de acordo com a médica, tem aproximadamente 400 kcal. 

Leia também: Doce na dieta - qual a melhor maneira de consumir açúcar?

Com leite desnatado e adoçante é possível 'emagrecer' a canjica
shutterstock
Com leite desnatado e adoçante é possível 'emagrecer' a canjica

Se não quiser abrir mão dos doces, a sugestão é optar por preparos a base de milho, como pamonha e cural. Também tente trocar o amendoim por outras oleoginosas mais saudáveis e menos calóricas, como as castanhas. 

Receitas de comidas típicas de Festa Junina

undefined
Mariana Fuentes
Quentão sem álcool não pesa na dieta e tem sabor de festa junina

Já se você for para cozinha preparar as comidinhas, há também algumas dicas para "emagrecer" os pratos. O arroz doce, por exemplo, pode ser feito com arroz integral. Se quiser um petisco, aposte em um chips de batata doce assada no forno, alimento rico em vitaminas como a A e a B, potássio, ferro, fósforo e cálcio. Também possui antocianinas, susbtância que ajuda os adeptos das atividades físicas a recuperarem as energias. 

A canjica também pode ficar mais "magrinha" ao usar leite desnatado e adoçante em pó para forno e fogão no preparo. 

A lista de delícias juninas também inclui bebidas que podem fazer parte da dieta. O conhecido quentão deve ser preparado também com adoçante e em uma versão sem álcool para esquentar sem adicionar muitas calorias ao cardápio. A nutróloga dá a receita: 

Ingredientes

  • 1,5 l de água 
  • 100 g de gengibre 
  • 3 limões cortados em rodelas finas 
  • Adoçante a gosto
  • Canela em pau a gosto 
  • 10g de cravo

Modo de preparo: Aqueça a água com adoçante em uma panela, acrescente os ingredientes e deixe ferver. Quando a fervura levantar, conte 10 minutos e está pronto!

Leia também: Alimentação saudável pode ser prática, sim! Nutricionista dá dicas e receitas

Dica final

Ana Luisa ressalta que seja em relação a  comidas de Festa Junina ou outros quitutes, a chave para não arruinar a dieta é prestar atenção às quantidades. "Se a porção consumida for pequena, a pessoa não fica com aquela sensação de que exagerou e um pedaço bem pequeno – que equivalha a metade da palma da mão – é a dose para experimentar de tudo sem exagerar", aconselha a médica. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!