Já sabemos que a dupla alimentação saudável e exercício fisico é a ideal para quem quer emagrecer ou mesmo ter mais qualidade de vida . Mas e se o foco for apenas o que se come? O programa da rede BBC "Trust Me, I’m a Doctor" (Confie em mim, sou médico, em tradução para o português) reuniu um grupo de voluntários para provar que essa tática também traz resultados. De acordo com o experimento, é possível perder barriga - 2,5 cm de circunferência abdominal - e peso - 2 kg - em quatro semanas. 

Leia também: 6 pensamentos comuns que arruinam os planos de quem quer perder peso

Programa da rede BBC mostra como perder barriga e medidas da circunferência abdominal em 4 semanas
shutterstock
Programa da rede BBC mostra como perder barriga e medidas da circunferência abdominal em 4 semanas


O programa acompanhou o grupo de voluntário - todos acima do peso ideal - por um mês. Para perder barriga e mudar as curvas do corpo, eles seguiram uma dieta equilibrada e com algumas restrições, principalmente em relação ao tamanho das porções que seriam ingeridas. Veja os detalhes: 

Redução de calorias

O primeiro passo foi descobrir quantas calorias seria preciso cortar do cardápio diário para emagrecer. Reportagem recente do Delas mostrou em detalhes como fazer esse cálculo de calorias .  

Para o programa, ficou-se estabelecido que era preciso reduzir em 500 kcal. Segundo os nutricionistas responsáveis, com isso seria eliminado pouco mais de 450 gramas por semana. No final do mês, seriam quase 2 kg a menos na balança.

Além disso, essa perda de peso significaria a redução de 2,5 cm da circunferência abdominal ao final do período.  E isso é um indicativo importante para a saúde. Ter acúmulo de gordura abdominal, segundo a BBC, está relacionado com riscos de diabetes do tipo 2, problemas cardíacos e outros males. Ou seja, reduzir essa medida é um sinal de melhora para o corpo como um todo. 

Como cortar as calorias e ter resultado?

O interessante é que, para ajustar a dieta dos voluntários a esse novo número ideal de calorias diárias, não foi feita nenhuma mudança ou restrição radical por parte dos nutricionistas. O foco foi a quantidade de alimento. Cada voluntário teve um cardápio específico, mas o controle nas porções foi o ponto em comum para todos. 

O segredo para eliminar peso e reduzir medidas é prestar atenção à quantidade de alimento que vai ingerir
shutterstock
O segredo para eliminar peso e reduzir medidas é prestar atenção à quantidade de alimento que vai ingerir


Para saber a quantidade do que deveriam comer, o conselho foi tomar como base o tamanho da mão. Eles deveriam seguir as regras abaixo: 

  • 3 porções de carboidrato - cada porção é o tamanho do punho
  • 2 porções de proteína magra - cada porção é o tamanho da palma da mão
  • 2 porções de legumes, saladas e vegetais - cada porção é o tamanho da mão
  • 2 porções de frutas - cada porção é o tamanho do punho
  • 2 porções de azeite ou manteiga - cada porção é o tamanho da ponta do polegar

Também foi "liberado" um copo de 200 ml de leite desnatado ou uma porção de 125 gramas de iogurte natural ou de baixa caloria. Além disso, a dica - que vale para os voluntários e para todos - era evitar alimentos ricos em açúcares e gordura. 

Apesar do ritmo ter variado de pessoa para pessoa, o resultado foi o mesmo e a dieta deu certo. Todas conseguiram reduzir peso e medidas na região abdominal. Para perder barriga e buscar mais qualidade de vida, vale seguir o exemplo desse grupo, mas lembre-se de procurar um profissional - nutricionista ou nutrólogo - antes de começar uma dieta

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!