O carnaval está no finalzinho e você é daquelas que aproveitou os dias de folia para curtir em bloquinhos, nos desfiles na avenida e beber com os amigos. Agora é o momento de eliminar as toxinas e os excessos e os chás podem contribuir para isso. 

Leia também: "Banho escocês" é técnica para acabar com o sono pela manhã

Chás ajudam a eliminar excesso de líquidos e fazem bem para a saúde
Thinkstock
Chás ajudam a eliminar excesso de líquidos e fazem bem para a saúde


Segundo a nutricionista Sinara Menezes, os chás "ajudam a continuar com o corpo sequinho e com a saúde em dia depois do agito do carnaval". Dependendo da erva usada no preparo, a bebida ganha  propriedades diuréticas , que combatem à retenção de líquidos , e componentes antioxidantes , que protegem as células saldáveis do organismo.

Adeus, inchaço

Bebidas alcóolicas, ainda mais nos dias quentes como foram os de carnaval, contribuem para que o corpo retenha líquidos e você fique com a sensação de inchaço . A dica é se hidratar sempre e também beber chá com efeito diurético, ou seja, aquele que faz com que líquido acumulado no organismo seja elimado. 

Para esse resultado, Sinara sugere preparar bebidas com cavalinha, hibisco e chá verde , todos encontrados facilmente em lojas ou supermercados. 

Pique novo

O chá verde ainda é indicado para quem procura aquele pique a mais para encarar a rotina depois da folia. Ele contém cafeína, substância estimulante. E nessa bebida, a cafeína é absorvida pelo corpo mais lentamente do que no tradicional cafezinho, ou seja, o efeito de "despertar" pode durar mais tempo. 

Leia também: Qual a melhor opção para "acordar" e até para emagrecer? Chá verde ou café?

Esse chá, feito a partir da planta Camellia sinensis, também é um termogênico natural. Com isso, contribui para acelerar o metabolismo e fazer com que o corpo elimine aquelas gordurinhas a mais dos excessos de comida que podem ter acontecido nos últimos dias. 

Leia também: Termogênico acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer, mas requer cuidados

Outra sugestão de bebida termogênica é o chá de gengibre. E tanto ele quanto o chá verde são boas fontes de antioxidantes. "Eles contém substâncias como as catequinas, que previnem a formação de radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da pele e células", explica Sinara. 

Modo de preparo

Seja qual for o seu chá preferido, a nutricionista sugere seguir o seguinte modo de preparo: 1 colher de sobremesa de chá(folhas) para cada xícara de 200 ml de água. "É importante deixar a água aquecer e não ferver e logo após colocar a infusão e deixar abafar por 3 minutos. Coe o chá e tome sem adoçar", indica Sinara. 

A especialista ainda diz que você beber três xícaras de um dos chás escolhidos por dia. E mesmo assim, não se esqueça de consumir água para ajudar a manter o corpo bem hidratado e pronto para a próxima folia. No final de semana ainda tem bloquinho por aí... 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!