Fruta tem tudo a ver com alimentação saudável e a goiaba pode ser a melhor amiga da sua dieta , seja para ajudar a perder aqueles quilinhos a mais ou para buscar um alimento cheio de nutrientes que fazem bem para a saúde. 

Leia mais: Quais são as frutas perfeitas para o verão?

Goiaba ajuda a emagrecer e ainda combate flacidez
Creative Commons
Goiaba ajuda a emagrecer e ainda combate flacidez


A nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, indica comsumir a goiaba como um lanche do meio da tarde . "Por ser uma fruta de fácil transporte e consumo, que não precisa de utensílio para ser consumida, a goiaba é um lanche prático, nutritivo e de baixo valor calórico", diz a especialista. 

Ela ainda detalha como esse alimento ajuda na dieta: "Ela possui grande quantidade de fibras , que ajudam na saciedade, matando a fome com poucas calorias. A quantidade de açúcar é baixa e, devido à grande quantidade de fibras, esses carboidratos possuem baixo índice glicêmico , o que ajuda muito a manter o metabolismo em ordem durante o processo de emagrecimento". 

Par completar, a fruta ainda ajuda a evitar flacidez, algo que muitas vezes é temido por quem consegue emagrecer muitos quilos. "A grande quantidade de vitamina C ajuda a potencializar a produção de colágeno natural do organismo, favorecendo o emagrecimento sem flacidez", afirma Renata. 

Nada de bichos

Esta pode conter bichinhos, sim, e com grande frequencia, segundo a nutricionista. Mas ela dá dicas para evitar esse "presente" no alimento: " Na hora de escolher, devemos observar se a casca está íntegra, sem pontinhos pretos, que podem indicar que a fruta foi 'picada pela mosca que deposita os ovos, de onde crescem os bichinhos".

Branca x vermelha

Ainda segundo Renata, as duas versões têm suas qualidades. A vermelha é rica em licopeno, mais uma substância que estimula a produção de colágeno e também ajuda a regular os níveis de colesterol e atua na prevenção do câncer de próstata. Já a branca possui mais potássio e vitamina C. 

Já os índices de carboidratos e proteínas dos dois tipos da fruta são semelhantes. 

Sugestões de consumo

Como fala Renata, essa fruta pode ser consumida inteira, até com a casca. E essa é a melhor forma de consumo, já que não há perda de nutrientes. Se preferir levá-la cortada ao trabalho, por exemplo, mantenha-a sob refrigeração. 

A fruta ainda combina com sucos, smoothies e vira até um molho para acompanhar o macarrão. Renata ensina a receita: 

Macarrão ganha um sabor todo especial com molho de goiaba
Divulgação/Oba Hortifruti
Macarrão ganha um sabor todo especial com molho de goiaba


Ingredientes:

10 unidades de goiabas vermelhas maduras

1 litro de caldo de carne caseiro 

4 colheres de sopa de azeite 

1 cebola médio picada 

2 dentes de alho amassados

1/2 colher (sopa) de manjericão fresco

Sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

Bata a polpa das goiabas no liquidificador com o caldo de carne caseiro.  Em seguida, passe pela peneira para ficar bem homogêneo. Refogue o alho e a cebola e acrescente o caldo, deixando ferver até apurar. Desligue o fogo e acrescente manjericão. Utilize como molho de espaguete, nhoque, almôndegas. 

"O molho de goiaba tem o valor calórico semelhante ao do molho de tomate, e assim como acontece com o tomate, a vitamina C se perde no cozimento. Mas a vantagem aqui são as fibras e um sabor agridoce", explica Renata. Vale inovar!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!