O modo como você prepara os alimentos pode fazer com que eles percam nutrientes. E de que adianta tentar comer frutas, legumes e vegetais sem aproveitar o melhor deles para seu corpo? 

Lembre-se dessas dicas simples ao preparar vegetais e outros alimentos e aproveite todos os nutrientes
shutterstock
Lembre-se dessas dicas simples ao preparar vegetais e outros alimentos e aproveite todos os nutrientes

Pensando nisso, a nutricionista Wendy Bazilian dá seis dicas bem simples de preparo de vegetais e outros alimentos para que todos os nutrientes sejam aproveitados ao máximo. As informações são do site do programa de TV americano "Today". Veja os detalhes: 

1. Abacate e mais

A dupla abacate e couve (ou qualquer folha verde) pode turbinar a absorção da vitamina K pelo organismo, além de aumentar em 400% a ação de fotoquímicos como o betacaroteno (alerta ligado para quem quer manter o bronzeado do verão por mais tempo!). 

A tradicional receita de guacamole é mais uma boa combinação, já que o abacate ao lado do tomate potencializa em 200% a absorção de licopeno. 

Leia mais: Couve, agrião e mais - veja dicas turbinar seu suco

2. Tempero + proteína

Tempere as carnes com ervas e pimentas. A proteína contém gordura e essa combinação de temperos pode reduzir os níveis dessa substância no sangue (triglicerídes) em até 30% depois da refeição. Aposte em marinadas para temperar carnes, frangos e proteínas em geral, isso reduzirá a porção de substâncias ruins de 44% a 70%. 

3. Cenouras inteiras

Prepare as cenouras inteiras para preservar mais nutrientes e sabor
Getty Images
Prepare as cenouras inteiras para preservar mais nutrientes e sabor

Gosta de cenouras? Então cozinhe-as inteiras. Esse preparo aumenta os níveis de nutrientes importantes, como o betacaroteno. Estudos mostram que os nutrientes serão melhores retidos se o alimento for cozido inteiro do que se for cortado antes. Além disso, as cenouras ficarão mais saborosas também. 

4. Panelas de ferro

Sabe aquelas panelas do tempo da vovó ou que lembram fazenda? Elas podem fazer bem à saúde. Fazer um molho de tomate nelas, por exemplo, aumenta em nove vezes a absorção de ferro pelo organismo. 

Panela de ferro pode ser uma aliada na cozinha
NYT
Panela de ferro pode ser uma aliada na cozinha


5. Deixe o alho descansar

Não pique ou amasse o alho e coloque-o na panela logo em seguida. A dica é deixá-lo descansar. Com isso, haverá a produção compostos importantes para a saúde, relacionados a doenças do coração e redução do risco de câncer. 

6. Esfrie as batatas

Essa prática aumenta o amido resistente das batatas, que age como uma fibra no corpo. E essa é uma boa prática para quem está de dieta e quer emagrecer, já que esse amido resistente também atua no corpo ativando hormônios que avisam quando você já está satisfeito e deve parar de comer. 

Leia mais: 10 superalimentos que ajudam a controlar o desejo por besteiras e a perder peso

E lembre-se de incluir frutas, legumes e vegetais no cardápio. Eles podem ser crus, em forma de salada, ou cozidos em diversos preparos. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!