Sim, precisamos beber água. Até aí, nenhuma novidade. O líquido é fundamental para manter o bom funcionamento e a hidratação do corpo. Mas ele também pode dar uma forcinha a mais para quem está em uma dieta de emagrecimento

Leia mais: Pepino é o alimento de ouro das dietas das famosas de Hollywood; saiba por quê

Beber água pode ajudar na dieta
shutterstock
Beber água pode ajudar na dieta


Água antes das refeições

Segundo um estudo publicado pela Obesity, a água  ingerida antes das refeições ajuda a dar mais saciedade. Conversamos com a nutricionista Patricia Ruffo para entender melhor os detalhes dessa pesquisa. 

O estudo mostrava que beber 500 ml do líquido 30 minutos antes do almoço, por exemplo, fazia com que a pessoa comesse menos. Segundo Patrícia, a bebida vai ocupar um lugar no estômago, sobrando menos espaço para a comida e, com isso, o indivíduo iria ingerir menos alimentos naquela refeição. Com menos comida, menos calorias são ingeridas e o resultado é emagrecer. 

Entretanto, para que a prática desse resultado, os participantes do estudo, como ressalta a nutricionista e gerente científico da divisão nutricional da Abbott no Brasil, foram orientados a não comer mais nada pouco depois da refeição. "É uma saciedade momentânea. O esvaziamento gástrico será rápido e logo logo a pessoa terá fome de novo. E se for comer mais uma vez, de nada adiantou beber o líquido", afirma Patrícia. 

Pontapé inicial

Segundo a nutricionista, essa é uma medida paleativa e o melhor caminho para um emagrecimento saudável e duradouro é mudar os hábitos e a rotina alimentar. Entretanto, usar a tática da bebida pode ser um ótimo pontapé inicial para uma dieta.

Ela fala, por exemplo, que a pessoa pode ter dificuldade para começar uma reeducação alimentar. Nesse caso, pode usar a bebida nesse começo, para já ter algum resultado e se motivar a continuar a dieta. 

Leia mais: Termogênico acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer, mas requer cuidados

E durante as refeições, pode?

Alguns nutricionistas pedem para se evite beber líquido durante as refeições. Para Patrícia, não há problema algum nisso, desde que seja ingerido água - não sucos ou refrigerantes - e em pequena quantidade (um copo pequeno). Segundo a profissional, a bebida até ajuda a formar o bolo alimentar, porque muitas pessoas não mastigam direito, e na digestão. 

Sede ou fome?

Ainda há outra importante função da bebida para quem quer emagrecer. Patrícia diz que, em muitos momentos, pensamos que estamos com fome, mas estamos apenas com sede. "Almocei bem e, logo depois, acho que estou sentindo fome de novo. Pode não ser de fato necessidade de mais alimento. Nesse caso, tome um copo do líquido. É difícil, mas aos poucos vai conseguir racionalizar isso", orienta. 

E vale ressaltar que um corpo bem hidratado sente menos essa "fome". Por outro lado, um corpo mal hidratado sofre de fadiga e até falta de concentração. 

Para evitar problemas, a indicação são dois litros em média de água por dia, que pode ser natural ou até na versão saborizada . Além disso, o líquido também está presente em diversos alimentos, como frutas e legumes, que ajudam a dar um gás na hidratação. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!