Quando o assunto é dieta , vire e mexe aparece uma nova receita ou substância que pode ajudar a emagrecer . Segundo a nutricionista Sinara Menezes, uma dessas apostas é a farinha de feijão branco. 

Feijão branco em forma de farinha é um aliado e tanto do emagrecimento
shutterstock
Feijão branco em forma de farinha é um aliado e tanto do emagrecimento

Café x chá verde: qual a melhor opção para "acordar" e até para emagrecer?

A profissional diz que a farinha de feijão branco ajuda a reduzir a absorção de carboidrato pelo corpo. A substância responsável por isso é a faseolamina. "Essa proteína bloqueia a ação da enzima  alfa-amilase, responsável por quebrar carboidratos na digestão. Sem essa quebra, a glicose não é totalmente absorvida e acaba eliminada pelo organismo", detalha Sinara. Com isso, não há acúmulo da substância e, consequentemente, menos chance de ganhar um quilos a mais.

Estudos mostram que a essa farinha ajuda a reduzir em até 70% a absorção de carboidrato. Lembrando também que para uma dieta saudável, principalmente para quem pratica atividade física, não é recomendado retirar totalmente o carboidrato da alimentação mesmo se quiser emagrecer. Ele será fonte de energia para os exercícios, por exemplo. O derivado do feijão branco ajuda também nesse ponto, já que vira um parceiro do carboidrato. 

Matchá - chá que acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer

Farinha x feijão

Para ter esse benefício, a nutricinista ressalta que não adianta consumir o feijão branco na maneira clássica, cozida. O mais indicado, de acordo com Sinara, é a farinha ou mesmo o extrato da leguminosa crua em cápsula . "Se colocar para cozinhar, a proteína que age para não absorver o carboidrato se perde". 

Dicas de consumo

Essa farinha, afirma Sinara, é bem fininha e clara e tem sabor suave, praticamente não interferindo no gosto do alimento. Ela combina com doces e salgados. "Pode misturar com frutas como banana e mamão ou bater com leite ou iogurte e uma maça, por exemplo. Na comida, pode ser consumida com arroz", orienta a nutricionista. "É feita de feijão, mas não tem gosto de feijão", compara. 

Fique por dentro das novidades das dietas

A especialista ainda diz que não há estudos ou evidências que apontem restrições ou contraindicações para o consumo dessa farinha. Também não há uma quantidade limite por dia. "O que não pode usá-la para substituir um alimento, como trocar um almoço por um shake leve com a farinha. Tem que ter uma alimentação saudável e balanceada e acrescentar a farinha de feijão branco à refeição", ressalta Sinara.

"Para emagecer é preciso mudar o estilo de vida. Além da alimentação, qualidade do sono e estresse influenciam no organismo e no processo de emagrecimento. Também lembre-se dos exercícios. A farinha de feijão branco não faz emagrecer sozinha", alerta. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!