Ano novo, vida nova, alimentação nova? Que tal aproveitar a chegada de 2017 para turbinar a dieta e buscar uma alimentação mais saudável? Conversamos com a nutróloga Ana Luisa Vilela e ela elaborou uma lista com alimentos que vão bombar no cardápio de quem busca entrar em forma e também mais saúde. 

Leia tudo sobre dieta

A médica é defensora de uma dieta equilibrada e sem grandes restrições, até para quem quer perder peso. A ideia é fazer uma reeducação alimentar para conseguir resultados duradouros. E para isso, nada melhor do que apostar em alimentos naturais e que podem substituir os processados. Veja as apostas da nutróloga para as dietas em 2017:

Cogumelo

Cogumelo shitake é bem-vindo na dieta
Thinkstock/Getty Images
Cogumelo shitake é bem-vindo na dieta

Cada vez mais é comum conhecermos adeptos de dietas vegetarianas ou veganas. Muitas atrizes, como Bruna Marquezine e Yasmin Brunet, já declaram que não comem mais carne. E uma opção de proteína bem-vinda para esse tipo de alimentação são os cogumelos. Além disso, segundo Ana Luisa, são alimentos de baixa caloria. 

Veja 10 benefícios de uma alimentação sem carne

Maxixe

Maxixe combina com sucos e saladas
Flickr
Maxixe combina com sucos e saladas

"É uma alimento típico do Nordeste, de baixa caloria e rico em zinco", diz a nutróloga. "Ele contribui para o sistema imunológico e também é ótimo para cicatrização", completa. Ela sugere o consumo cru, em saladas, para que todos os nutrientes sejam mantidos. Também pode turbinar a receita de suco detox. 

Receitas detox: nutricionista diz o que realmente funciona

Abóbora

Aposte na abóbora no lugar das batatas para caldos e sopas
Thinkstock/Getty Images
Aposte na abóbora no lugar das batatas para caldos e sopas

Mais um alimento da lista dos ingredientes de baixas calorias. Ótimo para incrementar sopas, caldos e várias receitas. Use a imaginação. De acordo com Ana Luisa, também é um excelente substituto para carboidratos simples e batatas. Também dá uma sensação de sacieade maior. 

Fubá

Fubá faz parte de uma alimentação equilibrada
Getty Images
Fubá faz parte de uma alimentação equilibrada

Já que falamos em substituições, o clássico fubá vem com tudo como opção no lugar da farinha branca no preparo de pães e bolos. E se já citamos as dietas vegetarianas, há também a moda dos alimentos sem glúten. "O fubá é farinha de milho, não contém glúten e pode fazer parte da dieta em várias combinações", diz Ana Luisa. Mas vale lembrar que só é preciso cortar o glúten da alimentação aqueles que têm intolerância ou alergia a esse nutriente. 

Cará

Cará é rico em vitaminas C e do complexo B, o que melhora a imunidade do corpo
Getty Images
Cará é rico em vitaminas C e do complexo B, o que melhora a imunidade do corpo

Ainda na linha dos produtos sem glúten, outra aposta é o cará. "É primo do inhame e é um carboidrato rico em ferro, típico da culinária regional do Nordeste e do interior do Brasil", comenta a nutróloga. 

Além disso, coloque o cará na dieta para ter mais energia e turbinar o sistema imunológico. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!