Preparador físico está com quadro novo no "Fantástico" e também comanda projeto de exercícios para prevenir doenças

Nada de se aventurar no exercício da moda ou no preferido de seu melhor amigo. O ideal é saber qual exercício é melhor para você. Esse é o conceito do "Ideal para você", quadro do "Fantástico" comandado por Márcio Atalla. 

Márcio Atalla com os participantes de novo quadro do 'Fantástico'
Divulgação/Globo
Márcio Atalla com os participantes de novo quadro do 'Fantástico'


"Atividade física é igual a uma caixa de ferramenta: para cada conserto é necessário uma ferramenta. É preciso levar em conta muito mais do que o tipo de fibra em um programa de atividade física. Tem que levar em conta se há alguma lesão, o gosto da pessoa e outros fatores", explica o preparador físico em um papo com o Delas

Quanto mais direcionada for a atividade física, melhores os resultados. "Quando sabemos a que o corpo responde melhor, fica mais fácil escolher a atividade física e manter a regularidade", ressalta Atalla.

Alguns testes simples ajudam a identificar musculatura e biotipo de cada um e, a partir disso, é possível indicar qual atividade física. Há quem responda melhor a treinos mais longos e há quem se dê bem com os exercícios mais curtos e mais concentrados, tudo depende do corpo de cada um. 

"Não é necessário fazer uma biopsia muscular. Fazendo um teste de cooper [uma corrida em velocidade constante] e um teste de potência nas escadas já dá para ter ideia do exercício que seu corpo vai responder melhor. Dá para fazer um ergoespirometrico (teste de esforço na esteira). Mas o fundamental é respeitar o gosto de cada pessoa", detalha o preparador físico.

Busca por resultados

Assim como o exercício deve ser individual, os resultados também são. Portanto, a dica é tentar não se comparar com o amigo, mesmo se fizerem as mesmas atividades. "A genética é diferente e as pessoas respondem de maneiras diferentes aos mesmos estímulos. Evitar frustração é não criar expectativas irreais e nem acreditar nos resultados aparentemente milagrosos de outras pessoas", afirma Atalla. 

Ensinamentos do "Medida Certa"

Atalla registra encontro com Ronaldo para uma partida de tênis
Reprodução/Instagram
Atalla registra encontro com Ronaldo para uma partida de tênis

O especialista já ajudou alguns famosos a entrarem em forma com o "Medida Certa", antigo quadro do programa dominical. E a atração também ensina a manter os resultados: "Existe uma porcentagem que volta [de peso]. No caso do 'Medida', acredito que mais de 80% têm um peso bem menor do que quando entrou e cerca de 30% mantém o peso do final do programa. A ideia que sempre quis passar é que é possível controlar fatores de risco para doenças por meio da atividade física e de melhores escolhas na alimentação. Quem entende isso, consegue manter o corpo". 

Atalla ainda revela que não teve problema com nenhum participante, mas "pode dizer que Fabio Porchat e Ronaldo foram bem fáceis de lidar". 

Leia ainda:  Após perder 51 kg em reality para emagrecer, vencedora recupera todo o peso

Atividade para prevenir doenças

Além de ajudar na boa forma, Atalla ressalta, que a atividade física também é uma ótima forma de prevenção de doenças como câncer, diabates, depressão e problemas do coração. 

Márcio Atalla reúne 3 mil pessoas em caminhada em Jaguariuna
Divulgação
Márcio Atalla reúne 3 mil pessoas em caminhada em Jaguariuna


Com essa ideia, ele comanda o projeto "Vida de Saúde", um trabalho em conjunto com pesquisadores da USP que pretende mudar os hábitos e tirar as pessoas do sedentarismo na cidade de Jaguariuna, no interior de São Paulo. "A ideia é diminuir o custo de saúde da cidade e mostrar que a medicina preventiva é o caminho pra medicina do futuro. O atual modelo está falido no mundo inteiro. A melhor medicina preventiva e mais barata é colocar o corpo em movimento", afirma Atalla. 

O projeto conta com eventos, palestras, caminhadas e, se funcionar, pode ser implementado em outras cidades. 

Atalla brinca com participantes durante teste físico do 'Vida de Saúde'
Divulgação
Atalla brinca com participantes durante teste físico do 'Vida de Saúde'


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.