Startups lideradas por mulheres têm crescimento recorde na prática de open innovation
FreePik
Startups lideradas por mulheres têm crescimento recorde na prática de open innovation

Apesar de recentes avanços, a situação de homens e mulheres no mercado de trabalho segue em desequilíbrio. De acordo com dados do IBGE, a taxa de participação feminina no mercado de trabalho continua abaixo da taxa de homens. Além disso, mesmo entre as mulheres que já estão inseridas no mercado, ainda persistem desafios como a busca pela equidade salarial entre os gêneros e o aumento da proporção de mulheres nos cargos de alta liderança. 

No setor de inovação, o cenário entre as open startups - ou seja, as startups abertas à colaboração com corporações estabelecidas por meio da open innovation - é promissor. Segundo dados da 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em inovação aberta, a proporção de startups que possuem fundadoras mulheres é 58,3% maior entre as startups mais ativas em open innovation, quando comparadas à média das startups brasileiras. Enquanto a média geral de startups fundadas por mulheres é de 12%, a média de fundadoras dessas open startups é 19%.

Além disso, de acordo com os dados do Ranking 100 Open Startups, as startups fundadas por mulheres apresentaram um aumento significativo na atividade de open innovation entre 2022 e 2023: o volume total transacionado em contratos de open innovation teve um aumento de 263%, passando de R$ 200 milhões para mais de R$ 726 milhões no último ano.

A quantidade de contratos de open innovation firmados com corporações também aumentou substancialmente: foram mais de 3.110 contratos em 2023, contra 1.723 contratos em 2022, um aumento de mais de 80%. Entre as startups lideradas por mulheres que apresentaram alto desempenho em inovação aberta em 2023, estão: STANDOUT, Banco Útil, RECRUT.AI, Gedanken e Hoff Analytics.

Ainda de acordo com os dados do Ranking, os principais segmentos de startups lideradas por empreendedoras mulheres são as HealthTechs, ligadas à saúde, as EdTechs, que são startups de educação, e as HR Techs, focadas em recursos humanos. Já os setores das corporações que mais contrataram startups lideradas por mulheres no último ano foram Bens de Consumo e Alimentação, Mineração e Metais e Serviços de Saúde.

O Ranking 100 Open Startups é uma publicação anual que mede a atividade de open innovation com startups e premia as empresas, startups e agentes do ecossistema líderes nessa prática. As inscrições para o ciclo 2024 da publicação estão abertas. Para mais informações, acesse: 100os.net/ranking.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!