Análise de dados é o caminho para as empresas transformarem as experiências dos clientes
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Análise de dados é o caminho para as empresas transformarem as experiências dos clientes

Nos últimos anos, empresas de vários segmentos têm buscado formas de tornar as experiências dos clientes mais ricas e envolventes. E, se há algo nessa jornada que já podemos cravar como um aprendizado, é o quanto a análise de dados pode ser um instrumento para desbloquear soluções criativas e únicas.

O setor de comunicação é um grande exemplo dessa realidade. Usar essa estratégia para aumentar a eficácia das campanhas, automatizar processos, integrar canais e fornecer feedbacks instantâneos tem sido uma das prioridades dos times do segmento, visando não apenas fortalecer a imagem da marca nas ações, mas também desenvolver o relacionamento com o público.

Não à toa, algumas projeções para 2024 já revelam o olhar atento das organizações sobre essas vantagens. Um estudo recente da IBM mostra que 32% das empresas esperam usar a Inteligência Artificial (IA) para compreender as percepções e sentimentos dos clientes neste ano, resultando em um crescimento projetado de 50% nas vendas.

Ou seja, o campo da big data é o caminho para a segmentação precisa da audiência e para a transformação do processo criativo como um todo. Não há limitações para as companhias que conseguem entender os padrões e preferências dos consumidores por meio da tecnologia.

Como a abordagem clientocêntrica orienta ideias baseadas em dados? Apostar na análise de dados como um movimento estratégico não significa apenas gerar oportunidades relacionadas ao sucesso de um determinado produto ou serviço. A individualização das jornadas de consumo é a principal saída para personalizar experiências e ajustar narrativas que vão ao encontro da expectativa do público-alvo.

Uma interação aprofundada e sincera com o cliente permite à empresa conhecê-lo melhor e ter contato com os seus hábitos, comportamentos e motivações. E, uma vez que essas informações são obtidas, a tomada de decisão se torna muito mais assertiva.

Nenhuma tecnologia atinge seu máximo potencial quando se concentra apenas na melhoria de processos e operações. Os propósitos e conexões interpessoais têm mais importância do que qualquer objetivo empresarial, pois têm um impacto genuíno e positivo na vida das pessoas. Assim, colaborações consultivas e construtivas permitem que as empresas atendam às necessidades específicas dos consumidores, alinhando-se às demandas de todos os participantes do projeto.

Além disso, a sinergia de várias mentes certamente leva a melhores resultados do que apenas uma, aumentando a probabilidade de que essa abordagem impulsione experimentações que se transformem em tendências emergentes.

Qual o principal desafio em utilizar dados no processo de personalização de experiências?

Hoje, a imensidão de canais de comunicação e alternativas encontradas no mercado aumentou o nível de exigência dos clientes.  Consequentemente, o público também passou a compreender cada vez mais o poder dos dados, tanto no que diz respeito à facilitação das suas experiências quanto no sentido da segurança.

É sob esse aspecto que o principal desafio relacionado a essa inovação se manifesta: a governança. As normas ligadas ao tema entraram no radar das empresas, sendo essenciais para distanciar a utilização de informações para a personalização de estratégias da invasão de privacidade.

A base para um relacionamento saudável é a transparência, inclusive entre as marcas e os consumidores. Respeitar rigorosamente legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e esclarecer aos usuários quais são os termos e condições de uso dos seus dados são ações indispensáveis para qualquer companhia que queira crescer com responsabilidade.

Muitas das organizações que encaram o tema com seriedade já possuem áreas internas dedicadas à cibersegurança, que contam com equipes treinadas e profissionais especializados no tema. Esses times atuam diretamente no gerenciamento dessas questões, ao mesmo tempo que possuem o papel crucial na criação de uma cultura interna de boas práticas ligadas ao mundo da big data.

O universo digital é uma realidade, mas nem por isso podemos mergulhar nele sem um direcionamento que preserve cada indivíduo nessa caminhada. Tendo isso em mente, as empresas podem moldar ideias totalmente únicas com o auxílio da análise de dados, chegando a patamares inimagináveis em um passado não tão distante.

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