O armário cápsula volta a viralizar no TikTok e se torna um conceito interessante de ser analizado. Também chamado como guarda-roupa inteligente, o termo consiste em ter peças no closet em menor quantidade de maneira estratégica. Nisso, a consulturo de moda e estilo, Marina Gazolla explica que a tendência facilita na montagem de looks e na prática de se vestir. “O intuito é a pessoa se sentir sempre bem vestida e praticar um consumo mais consciente”, diz ela.
A profissional pontua que o primeiro passo para coemçar um armário cápsula é saber o estilo pessoal e o biotipo corporal. "O primeiro passo é olhar para o próprio closet, para identificar peças que mais gosta e aquelas que já não usa há um bom tempo, além de buscar referências de fora, para identificar quais são as cores, texturas e estilos de acessórios que mais se identifica. Em seguida, começa a triagem inicial, onde haverá a separação das peças que podem ser direcionadas para doação ou descarte. Esse processo de ‘limpeza’ é fundamental para que o guarda-roupa fique livre de acúmulos desnecessários", indica.
"A ideia não é eliminar todas as peças ou gerar um gasto excessivo, mas sim entender aquilo que realmente funciona. A partir daí, já é possível pensar em diferentes combinações para aquelas peças que ficaram, sempre focando na imagem que deseja passar para o mundo a partir daquele momento” explica.
Na montagem, não existe uma quantidade ou peças definidas. Tudo irá depender do estilo e da realidade de cada pessoa. “De maneira geral, peças que podemos destacar como coringas são um bom jeans de lavagem neutra, calça preta, calça clara (branca ou bege), tshirts lisas e em tons de fácil combinação, camisa branca, blazer ou casaco leve em cores neutras, tricots de meia estação lisos, shorts de verão em alfaiataria ou jeans e vestidos versáteis sem muitos detalhes", diz Marina.
A consultora considera algumas peças essenciais para o guarda-roupa inteligente: sandálias e uma sandália com salto pequeno ou médio confortável, uma sapatilha e uma bota, em tons neutros e um tênis branco, para quem gosta de looks mais casuais. Como acessórios, bolsas e cintos em tons neutros são essenciais.
Para quem mora em lugares onde as estações são bem definidas, existem estratégias que ajudam a transitar bem com as peças ao longo do ano. Para cidades muito quentes, vale investir em uma pequena quantidade de peças para o inverno, sempre em cores mais neutras e modelagens atemporais, que vão entrar como um complemento aos looks que já funcionaram durante o verão.