Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 34,4% do total de negócios no país são liderados por mulheres, totalizando 10,3 milhões de empreendedoras. Ter o próprio negócio é algo desejado pelas mulheres, mas por onde começar? Como não errar?
Plínio Tomaz, consultor de negócios em saúde, pós graduado em marketing pela ESPM e especialista em administração hospitalar e serviços de saúde pelo IPH, em saúde pública pela UNAERP e em empreendedorismo e inovação pelo BI International, diz que empreender não deveria ser entendido como ‘apenas’ abrir uma empresa ou ter um CNPJ, mas sim concentrar esforços para solucionar um problema que as pessoas têm ou fazer alguma coisa de um modo diferente e desejado pelo público.
Com isso em mente, antes de empreender, todo empreendedor deveria identificar:
a) Qual a ‘dor’ (problema do cliente) que eu posso/sei solucionar e faço isso muito bem?
b) Qual será meu público-alvo?
c) O que meu serviço/produto difere de outras opções de solução a este problema? Em que eu sou melhor e as pessoas conseguem perceber (e preferir) isso facilmente?
d) Tem público suficiente para isso?
e) Consigo entregar esta solução com preço aceitável a este público-alvo?
"Estas são as questões básicas que muita gente negligencia e depois sofre as consequências de, apesar de ter uma grande ideia, não vê o negócio decolar", avisa o especialista.
Outra dica importante é pensar: “quem pode me ajudar?”, o que vale para qualquer tipo de dificuldade ou etapa. "Ter mentores profissionais é altamente recomendado, mas fazer parte de grupos de empreendedores também pode ser inspirador."
De acordo com a médica e empresária, Patrícia Santiago, que saiu de uma infância humilde no interior do Amazonas para se tornar uma médica e empresária de sucesso, a persistência é a chave do sucesso.
“Se destacar como empresária não diz tanto respeito a ter um diferencial em si, mas também a mostrar esse diferencial, muitas vezes as oportunidades para mostrá-los não vêm de imediato, por isso é preciso permanecer firme, mesmo que, a princípio, pareça difícil”, diz, a médica, que dá 4 dicas para se destacar como empresária.
1 - Invista em Networking
“Construa uma rede de contatos sólida, participe de eventos de networking e associações empresariais para criar relacionamentos valiosos que podem abrir portas e oportunidades quando mais for necessário, é também uma oportunidade de mostrar a sua contribuição”.
2 - Aprendizado contínuo
“Aprender novas técnicas e métodos tem forte relação com um diferencial no mundo dos negócios, por isso, invista em seu desenvolvimento pessoal e profissional, adquirindo habilidades e conhecimentos relevantes para o seu setor e área de atuação”, ressalta Patrícia Santiago.
3 - Tenha autoconfiança
“Não acreditar em si mesmo é um problema constante de quem está iniciando e ainda não tem grandes resultados. Mantenha a autoconfiança, seja resiliente diante dos desafios e não tenha medo de assumir riscos calculados em busca de seus objetivos empresariais”.
4 - Equilíbrio
“Apesar de precisar focar e trabalhar bastante para desenvolver uma carreira sólida, também é necessário saber dar o valor necessário à sua vida pessoal, lazer, etc., encontrar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é fundamental para manter a saúde mental e o bem-estar, o que, por sua vez, contribui para o sucesso empresarial a longo prazo”, afirma Patrícia Santiago.