Nesta semana, notícias de que o pênis de Tiago Piquilo teria encolhido circularam na web
FreePik
Nesta semana, notícias de que o pênis de Tiago Piquilo teria encolhido circularam na web

Na última semana, a cirurgia de aumento peniano do cantor Tiago Piquilo voltou a ganhar destaque na web após uma notícia publicada pelo colunista do iG Gabriel Perline que dizia que o pênis do sertanejo supostamente  teria encolhido e que ele teria que se submeter ao procedimento novamente.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

A publicação trazia declarações do médico Bruno Salomão, especialista em saúde masculina e marido de Deborah Albuquerque, participante da atual temporada de 'A Fazenda'. Salomão concedeu uma entrevista ao jornalista por meio do podcast 'Não é Nada Pessoal'.

Na ocasião, o médico explicou a faloplastia, nome dado ao procedimento. Segundo ele, a técnica consiste em uma lipoaspiração na região peniana e, em seguida, em um enxerto da gordura filtrada em torno do pênis. "Você preenche toda a volta para aumentar o diâmetro, mas se você colocar muito, você acaba empurrando a pele junto e dá uma esticada", disse Bruno Salomão.

"O pós imediato dessa cirurgia é muito legal. Eu já vi um pênis mole de 7 cm pular para 15 cm. Mas é o pós-imediato, viu gente? Não é o resultado final. Porque você não está aumentando o músculo, você está puxando aquela pele que está ali atrás e empurrando para a frente. O músculo continua o mesmo", declarou.

Contudo, ele explicou que, com o passar do tempo, o corpo pode absorver a gordura injetada e o resultado vai perdendo efeito. "Dá aquele efeito imediato, mas com o tempo, o corpo absorve uma parte ou uma grande parte dessa gordura. Ela não se fixa ali dentro. Cai na corrente sanguínea e vai embora".

A fala levou à conclusão de que isso teria acontecido com Tiago Piquilo e, portanto, ele precisaria passar pela cirurgia novamente. Mas será que o pênis pode realmente encolher?

Médico responsável pela cirurgia explica

O cirurgião plástico Claudio Eduardo Pereira de Souza, responsável pela operação do artista, conta como realizou o procedimento. "Basicamente nós dividimos em três partes. Na primeira, se faz uma lipoaspiração da região pubiana, com o intuito da coleta de gordura. Se o paciente tiver pouca gordura no púbis, for bem magro, você pode subir a lipoaspiração para o abdômen ou, às vezes, para toda a parede abdominal", começou.

"O segundo passo é fazer uma incisão na base do pênis, na transição do púbis para o pênis, em formato de ‘V’ invertido. Dessa forma, você acessa o ligamento suspensor do pênis e solta esse ligamento. Com isso, você ganha o comprimento", continuou Souza. Na entrevista concedida a Gabriel Perline, Bruno Salomão também comentou dessa técnica.

Ainda segundo o cirurgião plástico que fez a cirurgia de Tiago, a terceira parte da faloplastia é preparar a gordura que foi lipoaspirada e colocá-la abaixo da pele do pênis, para engrossar o diâmetro. "Em resumo: solta-se o ligamento suspensor e ganha-se o comprimento; injeta-se gordura no pênis e ganha-se o diâmetro", diz.

Claudio Eduardo Souza afirma que a cirurgia de aumento peniano é indicada para aqueles que não estão satisfeitos com o tamanho do próprio órgão. De acordo com ele, a grande maioria, cerca de 90%, dos pacientes que se submetem ao procedimento tem o pênis com tamanho considerado 'normal'. A idade mínima permitida para operar é de 18 anos.

O médico reforçou que a faloplastia tem finalidade apenas estética; não altera a sensibilidade, tempo ejaculatório ou potência sexual. "Digamos que o paciente chegue à consulta com ejaculação precoce. Ele vai passar pela faloplastia e vai continuar com ejaculação precoce. Se for mais de idade e tiver problema de impotência, vai operar e vai continuar com esse problema. A funcionabilidade continua a mesma", explica.

O pênis pode encolher depois?

"Uma vez operado pela cirurgia de aumento peniano, você não tem perdas. Você tem ganho tanto no comprimento, quanto no diâmetro”, esclarece Souza. “Agora, em relação ao diâmetro, como é feito um enxerto de gordura, pode ser que, com o passar do tempo, o paciente perca um pouco do volume porque a gordura injetada, em média, permanece em 70%, os outros 30% são absorvidos. Isso é uma média; em alguns pacientes absorve mais, e em outros, absorve menos. Depende de cada organismo. No caso de pacientes em que absorve mais do que o esperado, após seis meses no mínimo, eles poderão fazer uma nova cirurgia para engrossar mais um pouco o pênis. Mas em relação ao comprimento, o que foi obtido continua, não há perdas", finaliza.

Na semana passada, Tiago Piquilo negou em entrevista ao site Hugo Gloss que seu pênis teria encolhido e que ele teria que passar por uma nova cirurgia. Também disse estar satisfeito e que não se arrepende da escolha. O iG Delas entrou em contato com a assessoria do sertanejo para novos esclarecimentos, mas foi informado que o cantor não irá se pronunciar de novo sobre o assunto.

** Gabrielle Gonçalves é repórter do iG Delas, editoria de Moda e Comportamento do Portal iG. Anteriormente, foi estagiária do Brasil Econômico, editoria de Economia. É jornalista em formação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!