Jae'lynn Chaney mostra suas viagens nas redes sociais
Reprodução/Instagram 17.06.2022
Jae'lynn Chaney mostra suas viagens nas redes sociais

A influencer plus size Jae'lynn Chaney tem relatado em sua  conta do Instagram como é difícil para uma pessoa gorda conseguir viajar confortavelmente dentro de um avião. Em seus posts, a jovem de 25 anos diz que tem dificuldades desde sentar em uma poltrona, baixar a mesinha que está a frente ou mesmo usar o banheiro que é muito pequeno. 

"Acho que muitas situações em torno de viagens de tamanhos grandes são as menos adequadas ao meu peso”, explica. "Desde transporte público com cintos de segurança que não cabem em mim, ou assentos que são muito pequenos, até banheiros de avião nos quais eu nem consigo caber – viajar como uma pessoa plus size traz muitos desafios", detalha.

Além disso, a blogueira de Vancouver, no Canadá, revela que já recebeu mensagens gordofóbicas com referências grosseiras ao seu peso e a possibilidade de desestabilizar a aeronave.

"[Uma pessoa disse] que vou causar um acidente de avião por causa do meu tamanho. Muitos dos comentários dizem que eu deveria comprar dois assentos ou que não deveria voar."

O objetivo de Jae'lynn é conscientizar os passageiros e empresas aéreas sobre a importância de ter espaços maiores dentro de aviões dedicados a essas pessoas com corpos maiores. A ativista, por exemplo, tem um tamanho 6XL e ainda vive com dores crônicas e uma deficiência no pulmão. Nos posts, ela lembra que ganhou "centenas de quilos" depois de ser diagnosticada com síndrome dos ovários policísticos.

“Depois de me formar na faculdade, em 2018, fiquei muito doente e levou mais de um ano para eles descobrissem o que estava acontecendo comigo. Durante esse tempo, eu entrava e saía do hospital e estava medicamente confinada em casa até 2019, quando recebi o diagnóstico de hipertensão pulmonar. Durante aquele ano, ganhei mais de 100 kg", lembra.

A ativista Jae'lynn Chaney mostra as dificuldades de viajar sendo plus size
Reprodução/Instagram 17.06.2022
A ativista Jae'lynn Chaney mostra as dificuldades de viajar sendo plus size

Ela reforça que as pessoas plus size têm direito de viajar confortavelmente e muitas até pagam um valor extra às companhias para ficarem com duas poltronas no avião, mas nem sempre isso é possível, principalmente para aquelas que têm menos pode aquisitivo. 

"Sempre me perguntam como são os banheiros de avião para alguém do meu tamanho, então pensei em mostrar como é do ponto de vista do meu noivo", escreveu Jae'lynn. 

No Brasil, algumas influenciadoras como Naiana Ribeiro, colunista e editora do Portal iG, Bielo Pereira e Thaís Carla mostram como a sociedade não está preparada para acolher pessoas gordas, inclusive em viagens. Naiana já escreveu em sua coluna que pessoas plus size vivenciam a gordofobia até mesmo em consultas médicas .

"A gordofobia médica é um problema vivenciado pela maior parte das pessoas gordas. Além da falta de aparelhos e objetos acessíveis, há muitos relatos de descaso dos próprios profissionais de saúde, sobretudo médicos, o que acaba gerando consequências graves na vida de uma pessoa gorda, inclusive um ciclo de não-cuidado", diz.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!