O trabalho em casa tem seus prós e contras e você precisa estar preparado para isso

A adoção do home office, o trabalho em casa , tem sido crescido. Em tempo de crise, algumas empresas estão preferindo esse modelo pelo grande corte de gastos  que ele oferece - aluguel de escritórios, contas de luz e água e vale transporte, por exemplo, são preocupações a menos.

A rotina do trabalho em casa é diferente
Reprodução Pinterest
A rotina do trabalho em casa é diferente

Para se adaptar a essa nova rotina é preciso estar preparado. Pode haver dificuldade para separar o momento trabalho com o "estou em casa", um local que você costumava ser de descanso. Ou então um sentimento de solidão pode tomar conta, afinal estava acostumado com o escritório lotado. Mas também tem o lado de que você não irá gastar tempo de deslocamento. 

Fizemos uma lista para tentar te ajudar a saber como lidar com a novidade e não surtar dentro desses prós e contras.

Espaço de trabalho em casa

Por que não montar o home office no closet se ali houver espaço e boa iluminação? Destaque para a bancada repleta de gavetas
Instagram/ BdInteriores
Por que não montar o home office no closet se ali houver espaço e boa iluminação? Destaque para a bancada repleta de gavetas

Estar em casa pode ser facilmente confundido com estar trabalhando. O home office te traz a possibilidade de acordar 5 minutos antes da hora que deve começar a trabalhar, mas pegar o computador e iniciar as atividades ainda na cama não é uma boa opção. Para que o dia renda, é importante que você tenha uma postura semelhante a que tinha no escritório. 

Por isso separe um cantinho da casa  que tenha iluminação adequada, coloque uma mesa, uma cadeira confortável e trabalhe dali. Não deixe que a preguiça atrapalhe o seu resultado. 

Roupa

A mesma coisa vale para a roupa. Acordar e ir para a mesa de pijama não mostra para o corpo que agora é hora de trabalho. Claro que não precisa se arrumar muito ou colocar uma roupa social, mas tirar o pijama é muito importante. 

Mistura de tarefas

Você pode ter muita coisa para fazer em casa, mas não faça no horário de trabalho
Getty Images
Você pode ter muita coisa para fazer em casa, mas não faça no horário de trabalho

O fato de estar em casa pode fazer com que você queira colocar a máquina de lavar roupa para bater enquanto está fazendo algo que seu chefe pediu. Misturar as tarefas da casa com as do trabalho nunca é uma boa opção, essa divisão de atenções não é aconselhável. Resista a tentação e faça coisas da casa antes ou depois do expediente. 

Regras da casa

Silêncio em casa é essencial
Arquivo pessoal
Silêncio em casa é essencial

Algumas regras terão de ser mudadas. As pessoas que moram com você terão que entender que agora está tralhando em casa e que eles não poderão escutar música alta, fazer muito barulho ou te chamar várias vezes durante um certo horário. Você está ali, mas é como se não estivesse. 

Organização

via GIPHY

Se você é daquelas pessoas bagunceiras que mantinha a mesa do escritório arrumada pelo único e simples fato de estar num ambiente corporativo, a organização é um ponto que não pode ser abandonado.  Mesmo no home office é preciso que você saiba onde está um documento ou que tenha espaço hábil na mesa de trabalho. 

Relações

Você estava acostumado a ver e conversar com diferentes pessoas todos os dias, mas com o home office isso se distanciou. Para manter uma relação legal com quem trabalha, tente organizar um happy hour pelo menos uma vez por mês. 

Seguindo esses passos você verá que o trabalho em casa pode sim ser uma ótima opção. Então, bom trabalho. 

    Leia tudo sobre: Casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.