Depois de enfrentar a separac?o apos um longo periodo de compromisso, e hora de voltar a ativa. Voce acha que perdeu a m?o? Leia as dicas de profissionais para retornar ao mercado numa boa

Getty Images

Você ficou casada ou compromissada por muito tempo e perdeu a mão para a paquera? A boa notícia é que essas coisas ninguém esquece, só precisam ser despertadas. A má é que as recém-separadas costumam cometer sempre os mesmos erros na hora de conhecer um outro homem. Mas, para isso, o iG chamou duas especialistas que vão dar dicas para você voltar abafando ao mercado. São elas: a psicanalista Elizandra Souza e a psicodramatista Marina Vasconcellos.

1. Volte a sair. Procure locais agradáveis e que lhe darão a possibilidade de conhecer pessoas interessantes. Se ela não gosta de homem baladeiro, não vá para a balada, diz Elizandra. Quem concorda é Marina. Se quiser, realmente, uma relação de verdade, na balada não é o lugar. O ambiente que ele vai diz o que ele quer.

2. Goste de si mesma e tenha certeza de que merece um novo amor. A maioria das mulheres que tem dificuldade em ter um novo relacionamento são pessimistas em relação a si mesmas e aos homens, acredita Elizandra. Acham que já não são atraentes ou que todos os homens não prestam. Assim, fica difícil.

3. Aprenda a analisar suas expectativas , suas dificuldades, seus desejos, seus conflitos e obstáculos. Conhecendo bem a si mesma, será mais fácil saber o que se espera do outro, assim como não repetir os mesmos erros, diz Elizandra. 

4. Ser autêntica é o próximo alerta de Elizandra. Não precisa seguir a moda de comportamentos ou de roupas. Não é porque as outras estão atiradas, erotizadas ou muito extrovertidas que você precisa ser.

5. Não fique criando expectativas demais. Saia e conheça pessoas para se divertir, mas sem a pretensão de arrumar um novo marido, ensina a psicanalista. Marina acrescenta que a mulher não deve ser liberal demais. E vá com calma. Não vá achando que encontrou seu príncipe encantado. O cara percebe que ela está desesperada e nunca mais liga, alerta.

6. Não minta , mas abra sua vida aos poucos, aconselha Elizandra. Deixe que ele se interesse por saber de sua vida pessoal. Porém, em todo início, é bom evitar falar de problemas e dificuldades.

7. As separadas não assustam os homens , garante Elizandra. Atualmente, existem muitos homens e mulheres separados em busca de um novo amor, portanto não é isso que assusta um homem, mas sim como esta mulher está lidando com a separação: se existe briga com o ex, se os filhos tomam conta da vida dela etc.

8. Por que falar do relacionamento anterior? Esse assunto, realmente, deve ser evitado, simplesmente porque é chato. As questões com o ex devem ser comentadas conforme forem surgindo no novo relacionamento, explica Elizandra. E Marina complementa: Nenhum homem quer saber como é o anterior e quais problemas eles tinham. Ninguém quer começar pelos problemas.

9. Cuidado com os excessos. Elizandra indica: não fale demais, nem de problema, e muito menos se faça de vítima. Não beba além da conta nem se exponha muito. E Marina avisa que não é bom bancar a moderninha atirada. Isso, sim, assusta. Não vá se oferecendo muito, pois o homem gosta de ter o controle, de conquistar.

10. Marina aconselha a não sair com uma turma imensa de mulheres . Saia com uma amiga, duas no máximo, pois homens não chegam em grupos grandes. Isso dá mais chances de acontecer alguma coisa, garante ela.

11. Não queria retomar sua juventude.   Não procure os mesmos programas e as mesmas roupas de quando você era solteira. O tempo passou, sua vida mudou e você tem outras responsabilidades. Isso é um sinal de imaturidade, explica Marina.

12. Não apresente os filhos logo de cara. Para Marina, esse é um dos mais graves erros. Só deve apresentar quando é uma relação mais séria, principalmente para preservar as crianças.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.